Economia

Poupança e o planejamento financeiro: controles e ações

O planejamento financeiro pessoal pode ser feito através de alguns ajustes na sua rotina que viabilizem uma poupança, gerando trocas econômicas.

Planejamento financeiro pessoal: poupança e separação de custos

Sendo assim, é fundamental que você realize uma espécie de mapeamento sobre a sua situação atual para que você saiba quais ações podem resultar em economia, ainda que sejam ações pequenas. 

Dessa forma, sugerimos que você separe seus custos fixos de seus custos variáveis para que você tenha clareza sobre os valores gastos dentro da sua rotina. Bem como, essa é uma maneira de controlar compras em excesso.

Separe os seus gastos e categorize-os por ordem de importância

Além disso, é fundamental que você separe os seus gastos e categorize-os por ordem de importância. Assim, obtendo esse conceito como o seu ponto de partida para que você possa verificar pequenas soluções.

Para viabilizar uma poupança de maneira orgânica existem ferramentas de gestão que podem te ajudar no que diz respeito ao planejamento, como o Trello e aplicativos de finanças.

Verifique a possibilidade de realizar trocas econômicas

Posteriormente a esse mapeamento é importante que você verifique quais são as medidas que você pode tomar. Sugerimos que você verifique a possibilidade de realizar trocas econômicas.

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, da mesma forma você pode realizar esse tipo de troca no que diz respeito a sua conta bancária, já que as fintechs oferecem produtos de qualidade, sem cobrança de tarifas.

Direcione os valores economizados para a sua poupança

Assim sendo, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que você acredite que seus valores são muito irrisórios. Pois o mais importante é que você tenha foco em novos hábitos. Posteriormente, com a evolução do seu planejamento, você pode adicionar valores fixos para essa finalidade de poupar.

Tenha paciência com o seu processo

É muito importante que você tenha paciência com o seu processo, já que você pode modificar hábitos de forma positiva, porém, nem sempre linear.

Novos hábitos serão resolutivos em longo prazo

Sendo assim, quando perder o foco dentro do seu planejamento, recomece-o, pois mudar hábitos não é algo simples. Porém, pode ser de grande valia para a sua vida em longo prazo. 

Já que ao focar em hábitos você irá modificar a sua relação com o dinheiro, o que mudará a sua forma de lidar com questões financeiras, direcionando-as de forma resolutiva.