Economia

Poupança: direcione um planejamento e analise o seu relacionamento com o dinheiro

A poupança pode ser direcionada através de algumas mudanças na sua rotina, objetivando um planejamento financeiro pessoal, e, por conseguinte, um novo relacionamento com o seu dinheiro.

Poupança: direcione um planejamento e analise o seu relacionamento com o dinheiro

A viabilização de uma poupança é um desafio para muitas pessoas,  principalmente para quem nunca realizou nenhum tipo de plano de finanças. No entanto, é muito importante que você tenha uma reserva de emergência, ainda que a sua situação financeira atual esteja negativa. Sendo assim, considere elaborar um planejamento; de modo que você foque em seus hábitos e não exatamente nos valores que serão guardados, ao menos, no começo.

Controle os seus impulsos de compra

Dessa forma, fica mais fácil de você lidar com a sua rotina e controlar seus impulsos de compra. Por exemplo, faça trocas na sua rotina que lhe tragam resoluções financeiras. 

Faça trocas pertinentes

Sendo assim, você pode optar por produtos com isenção de tarifas como os produtos oferecidos pelas fintechs, de modo que você faça trocas pertinentes, como o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, uma conta bancária tarifada por uma conta digital. Dessa forma, você irá gerar economias que podem ser consideráveis,  dentro de um período maior, como o prazo de doze meses, por exemplo. 

Tenha a poupança como um hábito dentro do seu estilo de vida

Além disso, tenha a poupança como um hábito de forma planejada. Uma vez que você poderá modificar pontos relevantes do seu comportamento de consumo. 

Por outro lado, ao focar em projetos pontuais, você corre o risco de abandonar o seu projeto de viabilizar uma poupança, ficando aquém de suas metas pessoais. Sendo assim, não tenha a poupança como um sacrifício pontual e sim como um hábito sustentável e resolutivo. 

Faça uso de ferramentas de gestão

Para que você possa realizar esse controle de rotina de modo direcionado, é importante que faça uso de ferramentas de gestão, como o Trello, por exemplo.

Faça um mapeamento de sua situação financeira atual

Uma vez que esse tipo de ferramenta permite que você faça um mapeamento de sua situação financeira atual e defina suas metas considerando prazos mais longos.

Além disso, reveja o seu planejamento financeiro para que você possa elaborar uma poupança de forma adaptada. Ou seja, conforme a evolução de suas finanças, você poderá direcionar valores fixos para essa finalidade. Portanto, modificar hábitos de consumo é de extrema relevância para viabilizar uma poupança dentro da sua rotina.