É possível que você gere economia doméstica dentro da sua rotina, realizando pequenas trocas, dessa forma, você poderá viabilizar uma poupança através de um planejamento financeiro flexível.
É comum que muitas pessoas abidquem de um planejamento financeiro pessoal, pois não se encontram em uma situação financeiramente resolvida.
No entanto, se você realizar pequenas trocas na sua rotina, você poderá gerar economia ao conceituar a poupança como um hábito e não como um valor fixo guardado mensalmente.
Esse conceito flexível é relevante para você iniciar um processo de planejamento financeiro; já que ao conceituar a poupança como um hábito, você evita criar um ciclo de autocobrança que faz com que você abandone seus planejamentos de vida.
Por isso, é relevante que você utilize ferramentas de gestão, como o Trello ou aplicativos para realizar uma espécie de mapeamento sobre a sua situação financeira atual.
Dessa forma, você poderá entender o seu processo e direcionar melhor a sua dinâmica dentro da sua rotina. Assim sendo, você pode realizar trocas que sejam financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito sem anuidade; já que as fintechs oferecem serviços bancários relevantes e qualificados com isenção total de tarifas.
Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar dos serviços que são relevantes para a sua rotina e gestão financeira pessoal. No entanto, como estamos tratando a poupança como um conceito, é de grande importância que você direcione o valor economizado para essa finalidade.
Possivelmente, você irá guardar valores irrisórios, porém, ao guardá-los de maneira frequente, você estará visualizando de maneira tangível um novo caminho para a sua relação com o seu dinheiro.
Certamente, essa mudança terá um impacto positivo no seu controle financeiro. Por isso, é importante que você não abdique do planejamento financeiro; já que ao abdicar de planejar suas finanças, você está deixando de registrar fatos que estão acontecendo na sua rotina, independentemente da positividade ou não dentro da sua vida financeira atual.
Posteriormente, você poderá direcionar valores fixos para a sua poupança. No entanto, é fundamental que você faça um processo flexível para que você inicie o seu planejamento de modo que ele seja sustentável e resolutivo.