Poupar dinheiro pode ser um desafio, por isso, muitas pessoas adiam a poupança por não possuírem um valor fixo para direcionar para essa finalidade.
Entretanto, é possível que você elabore uma poupança considerando a sua rotina e os seus hábitos de consumo. Dessa forma, você não terá foco em um valor específico, e sim irá focar nos seus hábitos, que poderão se tornar financeiramente saudáveis e sustentáveis.
Esperar que sobre algum valor para ser poupado pode ser apenas uma manutenção de uma situação que já está negativa, pois essa espera pode alimentar um ciclo que já está contraproducente.
Por isso, é relevante que você coloque o seu foco em seus hábitos de rotina através de um planejamento financeiro adaptado às suas particularidades.
Para isso, você pode fazer uso de ferramentas de gestão e realizar uma espécie de mapeamento considerando os seus custos fixos e seus custos variáveis. Dessa forma, você poderá direcionar os valores para a sua poupança através de pequenas economias.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de taxas, visto que as fintechs revolucionaram os serviços bancários e oferecem diversas opções de serviços para o cliente sem nenhuma tarifa.
Assim sendo, você deve direcionar o valor que seria para o pagamento da tarifa para a sua poupança; sendo esse apenas um exemplo, você deve adaptar essa lógica de pequenas trocas dentro do seu estilo de vida. Dessa forma, você estará registrando a sua rotina financeira e controlando os seus hábitos, o que pode parecer irrisório no momento, mas será muito importante para o seu futuro.
Além disso, o mapeamento pode ajudar a trazer clareza sobre pequenas metas e te ajudar a realizar a gestão financeira de maneira natural na sua rotina através de pequenas ações que podem gerar economia doméstica.
Sendo assim, é relevante que você não abdique da poupança, considerando o seu planejamento financeiro; já que ao abdicar de controlar o seu dinheiro, você está apenas deixando de registrar o que já acontece na sua rotina.
Por isso, é muito importante que você tenha clareza sobre o seu processo, ainda que você esteja em uma situação financeira negativa. Pois esse controle permite criar caminhos para que você tenha uma relação positiva com o seu dinheiro, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.