Economia

Posso pagar as contas pelo cartão de crédito? Confira como!

As contas digitais seguem fazendo o maior sucesso entre os brasileiros. Com a popularização das fintechs, os seus clientes estão podendo aproveitar de várias funcionalidades que também são oferecidas em bancos tradicionais, como Pix, transferências sem custos, boleto bancário e cartão de crédito.

Os bancos digitais seguem apostando forte em inovações para os seus clientes através do cartão de crédito, como da possibilidade de aumentar o limite conforme eles utilizam esse meio de pagamento.

Por conta disso, é que muita gente se pergunta sobre a possibilidade de realizar o pagamento de contas pelo cartão de crédito. Essa é uma ótima alternativa para quem em muitas situações pode acabar fugindo do controle em relação aos gastos do mês.

Por que usar o cartão de crédito para pagar boletos?

São vários os motivos que podem levar alguém a utilizar o cartão de crédito para o pagamento de contas e boletos bancários. Essa alternativa pode ser ainda mais interessante para quem pode pagar com crédito as suas contas e receber cashback no saldo em conta, milhas aéreas e outros tipos de recompensas que são bem-vindas.

Realmente é possível utilizar o cartão de crédito para pagar boletos bancários e assim deixar as contas em dia. No entanto, é preciso citar que essa possibilidade depende de cada instituição financeira.

Para quem por exemplo é cliente do Nubank, os clientes podem realizar o pagamento de contas e boletos através do cartão de crédito internacional. Além disso, é possível realizar o parcelamento da conta em até 12 x e ter bastante tempo para quitar aquele débito.

É vantajoso usar cartão de crédito para pagar as contas?

Ainda que o banco não cobre taxas pelo serviço, o mais recomendado é utilizar o cartão de crédito para o pagamento de contas apenas em casos emergenciais, ou seja, com pouco saldo para as operações com débito no dia.

Por isso, caso tenha dinheiro para pagar a conta agora mesmo, não é recomendado utilizar o cartão para pagar nada mais. Se de fato não tiver o dinheiro para pagar a conta neste momento, é preciso avaliar muito se vale a pena se endividar por não ter dinheiro em conta para pagar as suas contas no mês.

Ter controle de gastos é muito importante

Para não se enrolar nas contas e acabar figurando na lista de inadimplência, é preciso seguir algumas dicas que são fundamentais:

 

  • Coloque na ponta do lápis todos os seus rendimentos do mês, tanto com trabalho como também do que receber por aluguéis, rendimentos em aplicações financeiras e salve em uma planilha;
  • Guarde sempre uma parte do que ganha para possíveis eventualidades, como uma necessidade de ir até o médico. O recomendado é poupar ao menos 10% do seu salário.

Se você seguir acreditando que precisa do seu cartão de crédito para quitar as pendências que são comuns de todo o mês, o mais recomendado é simular primeiro para assim ter certeza de que realmente as parcelas vão caber no seu bolso e não te prejudicarão.