A Seleção Brasileira está a um passo de se classificar para as semifinais da Copa do Mundo. Para tanto, será necessário eliminar a Croácia na próxima sexta-feira (9). Mais uma vez, o Brasil vai jogar neste Mundial do Catar em um dia útil. Neste sentido, volta a surgir a pergunta: trabalhadores poderão faltar ao trabalho neste dia?
Tomando como base as regras legislativas brasileiras, é possível dizer que não existe uma lei que fale sobre a liberação de trabalhadores em dias de jogos da Copa do Mundo. Sobretudo para os casos dos trabalhadores da iniciativa privada, é importante lembrar que o patrão não tem obrigação de liberar os seus funcionários.
De todo modo, mesmo para os trabalhadores de empresas privadas, é possível costurar um acordo. O empregador pode decidir liberar os empregados no dia do jogo, ou até mesmo permitir que eles trabalhem em sistema de expediente menor. Há ainda a possibilidade de instalação de um telão no trabalho para que todos possam assistir a partida.
No caso específico dos servidores públicos, o sistema é um pouco diferente. Em tese, também não há para este público uma legislação específica para os jogos do Brasil. Contudo, o Ministério da Economia lançou uma portaria afirmando que as empresas públicas podem conceder o ponto facultativo para os dias dos jogos do Brasil.
A partida contra a Croácia válida pelas quarta de final do torneio deve acontecer a partir das 12h. O horário é diferente daqueles que foram registrados na maioria dos jogos do Brasil. Como o duelo vai começar mais cedo, é possível que algumas empresas decidam simplesmente liberar os seus empregados.
Bancos
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) já decidiu de antemão que haverá uma mudança no horário de atendimento na próxima sexta-feira (9) justamente por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo.
- O atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30 nos estados com mesmo horário de Brasília;
- Nos estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30;
- Nos estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30;
- Nas agências em Fernando de Noronha (1h antes do horário de Brasília), o atendimento ao público será das 8h às 12h
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou antes mesmo do início da Copa do Mundo que caso a Seleção Brasileira jogasse às 12h em qualquer fase da competição, as agências não abririam no determinado dia.
Assim, nesta sexta-feira (9), nenhuma agência do INSS deverá abrir para que os seus funcionários possam acompanhar a partida entre Brasil e Croácia. Atendimentos online através de canais remotos como o app Meu INSS seguem funcionando normalmente.
Copa do Mundo
Até aqui, a Seleção Brasileira jogou apenas em dias úteis, o que significa que os trabalhadores conseguiram vários “feriados” em novembro e dezembro deste ano. Caso se classifique contra a Croácia, o time de Tite garantiria mais um.
Se o Brasil passar de fase, joga a semifinal da Copa do Mundo na terça-feira (13), contra Argentina ou Holanda. Independente do resultado deste possível jogo, a Seleção jogaria mais uma partida, que poderia ser a disputa do terceiro lugar ou a grande final.
Contudo, tanto a disputa do terceiro lugar como a final não acontecerão em dias úteis, e sim no sábado (17) e domingo (18).