Por que você trabalha? Qual a primeira resposta que vem à sua mente, quando você pensa nessa pergunta?
Pode ser que você automaticamente responda que trabalha para “pagar contas”, “comprar um imóvel”, “sustentar a família”. E, claro, muitas pessoas trabalham com isso em mente – o que é totalmente aceitável e respeitável.
Só que hoje nós queremos ir um pouco além. Isto é, além de pensarmos nas questões materiais que o trabalho gera, que tal refletirmos sobre as questões simbólicas que ele pode representar em nossas vidas?
Por exemplo, será que o seu trabalho lhe ajuda a cuidar de outras pessoas? Será que o seu trabalho impulsiona a carreira de outros indivíduos?
Quando pensamos sobre esses significados por trás do nosso trabalho, podemos nos sentir ainda mais motivados. E é isso que discutimos no conteúdo de hoje!
Será que existe algum propósito por trás do seu trabalho? Você já parou para pensar nisso?
Antes de qualquer coisa, não estamos aqui para romantizar trabalhos precários e indignos. Pelo contrário. Estamos aqui para que possamos refletir sobre o papel do nosso trabalho digno na sociedade.
Porém, o que seria um trabalho digno? Aquele que lhe respeita, oferece benefícios e garante uma estrutura saudável para você. Se esses e outros atributos fazem parte da sua rotina de trabalho, e você se sente recompensado por ele, podemos dizer que ele é digno.
Então, partindo do pressuposto de que o trabalho é digno, vamos pensar em quais são os propósitos dele?
Às vezes o propósito pode estar associado à vida pessoal e/ou profissional. Por exemplo, um profissional da saúde pode ter o propósito de auxiliar pessoas, trazendo mais bem-estar para elas. Esse propósito é profissional, mas também é pessoal, concorda?
Outro profissional pode estar trabalhando em um emprego que não gosta muito, mas se dedica porque tem o objetivo de comprar uma casa para a família. Aqui, o propósito tende a ser apenas pessoal, certo?
Pense um pouquinho sobre por que você trabalha. Qual o seu real propósito? Quais seus objetivos para além do salário do mês? Você já pensou em um plano para o futuro?
O propósito dá um “gás a mais” em nossas vidas. Enxergar propósito naquilo que fazemos é tirar o pensamento da repetição de que o dia a dia é monótono e desgastante.
Esse propósito nos ajuda a enxergar o futuro, e nos ajuda a atribuir significados para aquilo que executamos todos os dias. Assim, até mesmo os dias mais difíceis tendem a ser mais facilmente ultrapassados – pois sabemos que os “pequenos sacrifícios” relacionam-se com algo muito maior.
As novas fontes de motivação (que um propósito é capaz de criar) pode fazer com que a rotina de trabalho fique mais leve e saudável.
Afinal, se sabemos que estamos batalhando por algo que queremos muito, nossa energia poderá ser mais bem explorada.
Por isso, com base em tudo o que foi dito até aqui, questionamos você: por que você trabalha? 🙂