Entender por que você procrastina é um passo interessante para se livrar do problema o quanto antes. Afinal, é como diz o ditado: precisamos “cortar o mal pela raiz”, a fim de impedir que ele cresça ainda mais, complicando a nossa vida, as nossas ações e os nossos resultados. Sendo assim, nesse conteúdo você encontrará as possíveis causas da procrastinação, a fim de observar a sua rotina para “cortá-las” o quanto antes.
Para compreender por que você procrastina é preciso ter um momento de autorreflexão. Sente-se em um local apropriado e tente relembrar como tem sido os últimos dias da sua rotina.
Como você tem executado as suas tarefas? Como você tem lidado com prazos? Quais resultados tem atingido? Pense sobre isso. Em seguida, considere os nossos apontamentos abaixo e analise mais profundamente a sua rotina:
Um dos motivos pelos quais você pode estar procrastinando é o simples fato de não ter um planejamento estruturado para as suas tarefas. É como se você apenas soubesse, no campo das ideias, que possui obrigações, sem saber exatamente quais. Isso faz com que você faça um pouco de cada coisa, sem concluir nenhuma delas, afinal, não há meta para concluí-las.
A baixa autoestima e a insegurança diante dos trabalhos e dos estudos podem provocar a procrastinação. É como se você se sentisse incapaz de começar algo “tão importante”. Por isso, prefere deixar para depois, como se “depois” você soubesse fazer tudo, em um passe de mágica.
Não ter uma boa noite de sono e negligenciar os momentos de lazer também podem provocar a procrastinação. É como se não houvesse momentos de diversão e descanso, o que faz com que “toda hora é hora” de dar uma pausa no trabalho ou fazer uma atividade mais divertida, como jogar no celular.
Ficar esperando o “momento certo” para começar algo pode ser a causa da sua procrastinação. Afinal, você já parou para pensar por que você procrastina? Será que realmente é um problema com relação a não querer fazer, ou querer encontrar a perfeição? Pense sobre isso e analise a situação com mais clareza.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse conteúdo com um amigo! 🙂