O currículo do candidato é um documento que deve ser considerado dessa forma parece que seja resolutivo dentro da necessidade do mercado, que busca profissionais capacitados, resilientes e objetivos.
Considere que o profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para analisar o seu currículo. Por isso, pode ser viável elaborar um documento objetivo e organizado para que não seja descartado sem que seja analisado em sua totalidade.
Os seus dados pessoais devem ser objetivos, evitando excessos. Sendo assim, não é viável que o candidato insira números de documentos pessoais e muitos contatos telefônicos, por exemplo. Além disso, esteja disponível em todos os meios de contatos inseridos no seu currículo e evite informar um endereço de e-mail que contenha palavras diminutivas, por exemplo.
O objetivo no currículo pode ser composto do seu cargo e hierarquia dentro da sua área de atuação. Por exemplo: gerente de equipe de loja; analista de faturamento; assistente de vendas; auxiliar de logística etc.
Informe sua experiência profissional em ordem cronológica inversa, tal como deve ocorrer com sua experiência acadêmica. Sendo assim, informe o nome das empresas nas quais atuou e o período trabalhado. Faça pequenos apontamentos sobre suas atividades exercidas em seus empregos anteriores, considerando destacar situações importantes como promoções e projetos, por exemplo.
Sobre a sua escolaridade, informe cursos concluídos e cursos em andamento, atualizando o status de cursos que estejam trancados. Já que é muito importante que não haja nenhum tipo de informação subentendida quanto ao nível acadêmico do candidato.
Caso opte por resumir o seu currículo, crie algum tipo de relação entre suas habilidades e competências e as atividades exercidas em seus empregos anteriores. Visto que dessa maneira o seu currículo estará coerente e objetivo.
Portanto, na condição de candidato adapte aos pontos citados e não deixa de criar um currículo que seja atrativo por conta da objetividade, já que o currículo do candidato funciona como uma espécie de vitrine profissional, sendo um ponto a ser explorado organicamente durante uma entrevista de emprego.
Assim sendo, não é cabível que ele seja extenso e confuso. Dessa maneira, o seu currículo tende a ser objetivo, elevando a capacidade do seu perfil de alcançar uma visibilidade positiva dentro do mercado.