A entrevista de emprego pode ser uma oportunidade viável para o direcionamento da sua postura e de sua experiência de forma resolutiva.
É importante que – enquanto candidato – considere a entrevista de emprego como uma oportunidade e não como julgamento de sua experiência profissional. Já que ao adotar esse conceito errôneo, estará deixando a ansiedade dominar o seu comportamento, ficando aquém do seu potencial através de uma postura contraproducente de autossabotagem profissional.
Para evitar adotar uma postura negativa e se deixar dominar pelo nervosismo, é importante que conheça a sua própria trajetória profissional de forma analítica. Por isso, destaque os pontos principais do seu currículo de forma orgânica e exemplificada.
A sua postura deve colaborar com a sua narrativa. É muito importante que o candidato não gesticule excessivamente; trabalhe a sua respiração; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; controle o tom da sua voz; não interrompa o entrevistador; dentre outros pontos fundamentais para o direcionamento do seu perfil profissional.
Além disso, ao ser questionado sobre seus defeitos é importante que seja resolutivo na sua resposta. Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, contudo, pode ser viável destacar que pretende estudar teatro.
Ou ainda, é possível destacar que precisa se atualizar quanto algum sistema utilizado na sua área de atuação. Contudo, deve informar que já está realizando cotações para adquirir esse conhecimento.
Por isso, é viável levar para a entrevista de emprego situações que reforcem suas características, como facilidade para gerir pessoas; proatividade; resiliência; senso de urgência; implementação de sistemas; capacidade analítica; elaboração de treinamentos; controles de agendas etc.
Conhecer o site da empresa faz parte da preparação do candidato para a entrevista de emprego. Visto que é uma forma de analisar a trajetória da organização e os valores envolvidos. Uma vez que uma cultura participativa requer uma postura diferente de uma cultura tradicionalista.
Por isso, a análise sobre a cultura da empresa é um direcionamento para o candidato no que tange ao seu comportamento durante o processo seletivo, bem como, também é uma fonte de informações para que analise a viabilidade da vaga, de modo que a contratação seja o resultado de um processo genuíno entre as partes envolvidas.