A entrevista de emprego é um conceito importante para o devido direcionamento de sua carreira profissional, por isso, é muito importante que trabalhe os pontos relevantes de sua carreira e direcione o seu comportamento.
O comportamento do candidato transmite uma mensagem relevante para o profissional de recrutamento e seleção. Portanto, é viável adotar uma postura assertiva e participativa e evitar a autossabotagem profissional.
Quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo, ele pode autossabotar a sua carreira através de uma postura negativa e evitativa. Portanto, o direcionamento dos pontos fortes do seu currículo e uma postura participativa são diferenciais que destacam o seu perfil de forma abrangente.
Leve para a entrevista de emprego situações resolutivas e sucintas, evitando excessos. Sendo assim, evite gesticular excessivamente e mantenha contato pessoal com o profissional de recrutamento e seleção. Além disso, é muito importante que o candidato chegue mais cedo ao local marcado para o processo seletivo e trabalhe a sua respiração.
Exemplifique seus pontos fortes de maneira positiva. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para gerir pessoas; direcionamento de projetos; implementação de sistemas; otimização de fluxos; dentre outros pontos que sejam relevantes para o seu perfil profissional.
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também a solução. Dessa maneira, estará direcionando o seu comportamento e destacando assertivamente o seu potencial através da resiliência e do senso de urgência.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque a sua vontade de realizar algum curso voltado para a melhoria de sua comunicação, como um curso de teatro.
Ao direcionar o seu comportamento de forma genuína, poderá transformar o processo seletivo em algo eficiente, de modo que, caso seja contratado pela empresa, essa contratação seja resultado de uma análise efetiva feita pelo profissional.
Portanto, trabalhar os assuntos citados não é uma maneira de se direcionar roboticamente, e sim é uma forma de evitar a autossabotagem profissional; algo que pode ocorrer através do excesso de ansiedade por parte do candidato.
Vale destacar que conhecer o site da empresa e analisar os valores envolvidos também é de grande valia para essa finalidade de direcionamento de sua postura e de sua narrativa.