O mercado de investimentos requer direcionamento por parte do novo investidor, por isso, pode ser viável realizar um planejamento financeiro para amparar esse processo.
O mercado de investimentos pode levar a sua rentabilidade de maneira exponencial, contudo, investir implica riscos que devem ser analisados, bem como é importante que tenha cuidado para não cair em golpes e fraudes.
O novo investidor deve ter clareza sobre quais são suas metas, sendo assim, é importante planejar suas finanças através de alguns pontos questionáveis para direcionar a sua entrada no mercado de investimentos.
É aconselhável que o novo investidor comece investindo em opções de renda fixa, já que dessa forma poderá elevar a sua confiança no processo, ao entender de forma prática essa atuação. Além disso, a renda fixa permite que saiba o valor para resgatar no final do seu contrato; o que é muito importante para viabilizar uma reserva de emergência, por exemplo.
É importante questionar pontos relevantes para o seu processo, considerando suas particularidades, por exemplo:
Estes são apenas alguns exemplos de questionamentos que podem ser feitos por investidores, de modo que considere suas particularidades de modo resolutivo. Além disso, acompanhe a mudança da economia e a sua volatilidade de forma global.
Além disso, é relevante buscar informações através de fontes oficiais, como o Banco Central do Brasil (BCB) e a Bolsa de Valores do Brasil (B3), desse modo poderá se atualizar constantemente.
Desconfie de promessas de ganhos muito rápidos, já que há muitos esquemas de pirâmides na internet que prometem riqueza com critérios que não são claros para os investidores. Por isso, busque sempre por uma corretora de valores, um banco tradicional ou uma fintech de sua confiança. Dessa maneira, poderá diversificar suas opções e se tornar um investidor de sucesso de forma gradual e planejada.