A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para o seu direcionamento profissional, por isso, é importante para o candidato destacar seus pontos fortes assertivamente e evitar ficar aquém do seu potencial por conta da ansiedade da situação de avaliação.
Ao receber o convite para a entrevista de emprego, o candidato deve se preparar. Sendo assim, é viável analisar o seu próprio currículo de maneira aprofundada para levar para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu potencial profissional.
Além disso, o seu comportamento transmite uma importante mensagem durante o processo seletivo. Por isso, é viável que cruze braços e pernas; fala de maneira calma e tranquila; evite gesticular excessivamente; evite atrasos; trabalhe a sua respiração e mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo.
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, o candidato deve apresentar uma solução de forma orgânica. Dessa forma, estará demonstrando resiliência e senso de urgência. Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, ao passo que é relevante informar que pretende realizar algum curso que melhore a sua capacidade de comunicação.
Para exemplificar seus pontos fortes é possível falar sobre sua capacidade de liderança; gestão de equipes; direcionamento de projetos; gerenciamento de processos; análise de dados; elaboração de treinamentos; análises diversas; condução de reuniões; dentre outros pontos importantes para a análise do seu perfil profissional.
Além dos pontos referentes a sua narrativa, é importante também analisar o site da organização e conhecer seus valores. Por isso, é viável considerar a trajetória da empresa e sua cultura.
Visto que uma empresa de cultura participativa e aberta, tende ser diferente de uma empresa tradicional. Esse é um ponto de análise que deve ser considerado pelo candidato para a condução de sua postura durante a entrevista de emprego.
Sendo assim, faça as adaptações dos pontos citados e não fique aquém do seu potencial por conta do nervosismo de uma situação de avaliação, já que ao se deixar dominar pela ansiedade, poderá adotar uma postura de autossabotagem profissional.
Portanto, a análise sobre os pontos destacados é fundamental para o direcionamento do processo seletivo de modo objetivo e orgânico. Dessa forma, a entrevista de emprego será objetiva, bem como, a contratação será oriunda de uma troca genuína entre as partes envolvidas.