Construa um currículo profissional assertivo e objetivo para destacar o seu potencial profissional dentro da dinâmica do mercado de trabalho.
É importante considerar que o profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo hábil para analisar o currículo do candidato. Por isso, pode ser viável construir um documento objetivo e assertivo para que receba o convite para uma entrevista de emprego de seu interesse.
Seus dados pessoais devem ser construídos de forma dinâmica, destacando meios de contato e evitando dados desnecessários, como números referentes ao seu CPF, RG e CNH, por exemplo.
O seu objetivo no currículo requer direcionamento, sendo assim, pode ser viável informar o seu cargo pretendido e nível hierárquico dentro da sua área de atuação. Por exemplo: gerente de equipe de loja; auxiliar de faturamento; analista de atendimento ao cliente; assistente de vendas etc.
As informações referentes a sua carreira acadêmica e profissional precisam de objetividade e organização. Por isso, é aconselhável que priorize a ordem cronológica inversa dos fatos quando dessa descrição.
Informe cursos concluídos e cursos em andamento referentes a sua escolaridade, destacando o nome da instituição de ensino e período estudado ou a previsão de término do curso atual, se for o caso. Sobre a sua carreira profissional, é viável que ela seja descrita de maneira assertiva, considerando o nome da empresa na qual trabalhou e o período de sua atuação.
Faça pequenos apontamentos sobre as atividades exercidas em seus empregos anteriores. Lembre-se de que o currículo é um documento que será explorado futuramente, portanto, não é cabível que ele seja extenso, sob o risco de que seja descartado, sem que seja analisado de forma total.
Caso opte por resumir o seu currículo profissional, relacione suas atividades exercidas e suas habilidades e competências, ainda que essa relação ocorra de maneira indireta, já que ela faz parte da análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção.
Atualizar o seu currículo nas plataformas online é um ponto relevante dentro do mercado atual, portanto, atualize o seu perfil no Linkedin e direcione os envios do seu currículo para criar conexões com empresas que sejam de seu real interesse. Dessa maneira, estará elevando positivamente a visibilidade do seu perfil e, por conseguinte, sua chance de sucesso profissional em longo prazo.