A entrevista de emprego deve ser conceituada como o candidato como uma oportunidade para o direcionamento do seu perfil, visto que o profissional de recrutamento e seleção irá utilizar o seu currículo como uma base para a condução do processo seletivo.
Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, o candidato deve ter clareza sobre quais são seus pontos fortes e direcionar os seus pontos fracos. Por isso, a sua postura é multifatorial e primordial para o direcionamento desse processo.
É possível ao candidato levar para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial de forma ampla, exemplificando resultados obtidos em empregos anteriores.
Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para lidar com metas; gestão de pessoas; poder de persuasão em vendas; gestão de equipes; direcionamento de projetos; controles internos; elaboração de campanhas motivacionais; criação de políticas públicas; administração externa; dentre outros aspectos que sejam relevantes para a construção da elaboração do seu perfil profissional.
O candidato deve adotar uma postura positiva, considerando o seu comportamento. Por isso, é relevante que não mantenha seus braços cruzados, controle o tom de sua voz e seja artigo nas suas respostas. Caso seja possível, não deixe bolsas no seu colo e evite gestos excessivos durante suas respostas.
Visto que dessa forma poderá minimizar a ansiedade da situação. Trabalhar a sua respiração e chegar com antecedência ao local marcado para a entrevista de emprego também são pontos relevantes dentro desse processo.
Além disso, o candidato deve equilibrar as informações apresentando soluções para os seus pontos que requerem melhorias. Por exemplo, é possível citar que possui um grau de dificuldade para falar em público, ao passo que é relevante destacar que pretende estudar teatro. Visto que, dessa maneira, estará demonstrando autoconhecimento e senso de resolução.
Conhecer o site da organização é uma opção viável para o candidato, já que o site pode informar diversos aspectos quanto a cultura da empresa e seus valores. Dessa maneira, torna-se mais fácil a avaliação sobre a compatibilidade das pesquisas e dos valores envolvidos.
Visto que essa avaliação deve ser feita pelo candidato, assim como pela empresa. Assim sendo, a contratação será resolutiva e genuína, alcançando os objetivos envolvidos em um processo seletivo fluido e eficiente.