Faça a sua entrada no mercado de investimentos de forma objetiva através de um planejamento financeiro que considere as suas particularidades.
O planejamento financeiro deve ser feito em todas as situações. No entanto, o entrante no mercado de investimentos deve priorizar sua objetividade de maneira gradual.
É importante que o investidor comece por opções de renda fixa, já que são opções que permitem que saiba o valor que será resgatado no final do período contratado. O tesouro direto e os certificados de depósitos bancários são opções viáveis de renda fixa, por exemplo.
O novo investidor deve começar investindo de maneira assertiva e objetiva, adquirindo conhecimento. Entretanto, é muito importante que esse conhecimento seja oriundo de plataformas oficiais para que minimize as chances de ser vítima de golpes e fraudes.
O Banco Central do Brasil (BCB), a Bolsa de Valores do Brasil (B3), o site oficial do Nubank, do banco Inter, dentre outros, são fontes confiáveis para que o investidor conheça melhor o mercado de investimentos, a economia e sua volatilidade.
Inclusive, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) lançou a plataforma “Bora Investir“, voltada para o novo investidor, sendo uma fonte relevante para que o novo investidor eleve a sua rentabilidade de maneira objetiva.
Além de buscar por informações oficiais, o novo investidor deve questionar pontos destacáveis no seu planejamento. Por exemplo:
Todos esses questionamentos devem ser considerados pelos investidores para que o planejamento financeiro funcione de forma objetiva e assertiva. Além disso, é importante destacar que o seu planejamento pode ser reajustado periodicamente. Dessa forma, poderá entrar no mercado de investimentos de forma segura, elevando a sua rentabilidade através de um planejamento sustentável.