O poder da escuta pode ser percebido desde o primeiro dia em que resolvemos investir na escuta ativa no ambiente de trabalho. Isso porque, muitas vezes, estamos “divagando” em pensamentos, ao invés de focar no que o outro está nos dizendo.
E isso impede que absorvemos conhecimentos e informações importantes. Além disso, o outro pode perceber que você não está escutando, sentindo-se injustiçado e ofendido.
Por isso, neste texto trouxemos informações sobre esse tema para ajudar você a entender mais sobre o verdadeiro poder da escuta na sua empresa.
O poder da escuta no ambiente de trabalho pode ser notado desde o primeiro instante em que ele é implementado.
Abaixo listamos algumas consequências positivas provenientes desse tipo de foco no trabalho:
A escuta ativa faz com que os colaboradores se sintam em um ambiente de trabalho muito mais humanizado. Assim, as pessoas sabem que não são meros números dentro da corporação, mas sim, que têm voz e tem importância dentro da “engrenagem” de trabalho.
Logo, os colaboradores podem trazer mais informações importantes, impulsionando o crescimento profissional mútuo.
É graças ao poder da escuta que podemos aprender com os nossos liderados. Quando ouvimos o que cada um tem a dizer, conseguimos compreender o ponto de vista de cada um. Assim, aprendemos com a experiência alheia e construímos um repertório interno muito mais desenvolvido e qualificado.
Se você recebe recomendações de outros colaboradores, na hora de fazer as suas tarefas cotidianas, o poder da escuta pode lhe ajudar a evitar o retrabalho. Afinal, você dará a atenção necessária para conseguir absorver as informações mais importantes sobre o tema, viabilizando o desenvolvimento mais qualificado de um projeto.
Se você implementar o poder da escuta dentro da sua corporação, poderá estimular o engajamento no trabalho por parte dos colaboradores. Isso porque as pessoas que recebem a merecida atenção se sentem mais felizes.
Além disso, elas percebem que têm voz e que fazem parte de algo maior e valioso. Consequentemente, tornam-se mais proativas e desenvolvem melhor os seus trabalhos.
Colaboradores ouvidos são colaboradores mais empoderados. Dar voz às pessoas é permitir que elas expressem as suas ideias, dúvidas, angústias e pontos de vista.
Tudo isso constrói um ambiente mais democrático e, ao mesmo tempo, prova aos colaboradores que as competências e habilidades de cada um são importantes. Consequentemente, ajuda-os na hora de ser mais autônomo diante de demandas que surgem durante o dia de trabalho.
Por conta desse e de tantos outros fatores que você deve investir no poder da escuta dentro da sua corporação. Dê voz e espaço para os liderados, direcionando-os aos melhores caminhos, absorvendo e entendendo a opinião de cada um.
Dessa forma o espaço de trabalho é muito mais motivador e incrível. Aposte nisso!