Especialistas apontam que você pode beber vinho todo dia desde que, obviamente, não sofra nenhum efeito colateral com a bebida e não consuma-a em excesso.
Além disso, o vinho recomendado para o consumo diário é o tinto, pois quanto mais escura for a bebida, maior será a quantidade de nutrientes e propriedades benéficas.
Entenda tudo sobre o assunto acompanhando o texto abaixo.
Sim, pode beber vinho todo dia, desde que seja o vinho tinto. Isso porque esta bebida, apesar de alcoólica, concentra muitos antioxidantes em sua composição, auxiliando na limpeza do organismo e impedindo o envelhecimento precoce das células.
Os polifenóis presentes nas uvas também são responsáveis por promover muitos benefícios para a saúde, que iremos explorar um pouco mais abaixo. Por ora, podemos apontar que o consumo de vinho, diariamente, deve seguir estas recomendações:
Não ultrapasse o consumo recomendado, pois, assim como qualquer bebida alcoólica, o vinho em excesso também pode trazer malefícios para a saúde.
Já que pode beber vinho todo dia, melhor explorarmos os seus benefícios para que o consumo seja verdadeiramente consciente, não é mesmo? Por isso, listamos as vantagens de consumir até 300 ml de vinho tinto diariamente. Veja quais são:
O vinho tinto é capaz de aumentar os níveis de colesterol bom, além de reduzir o ruim, impactando diretamente em nossa saúde cardiovascular.
Promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando assim o desempenho da pressão arterial.
Como a bebida é capaz de aumentar o suco gástrico, ela promove uma melhora expressiva em nossa digestão, impactando até mesmo no processamento de carboidratos em nosso organismo.
Suas propriedades anti-inflamatórias são capazes de combater doenças crônicas, como a artrite, e alguns tipos de problemas de pele.
Lembre-se que você pode beber vinho todo dia desde que não apresente nenhuma doença prévia onde a recomendação é a de não consumir álcool. Além disso, não ultrapasse o consumo recomendado pelos nutricionistas, pois você poderá desencadear efeitos nocivos em sua saúde.
Considere também que o vinho seja o único álcool consumido ao longo do dia, pois se você combinar a bebida com outras disponíveis, como cerveja ou a caipirinha, os índices alcoólicos irão aumentar em seu organismo e isso, no médio e longo prazo, pode provocar doenças graves, como a própria dependência química.
Beba conscientemente e lembre-se de sempre conversar com o seu nutricionista para alinhar uma dieta adequada às suas necessidades físicas.