O Ministério da Economia destacou a elevação do volume de contribuintes que enviaram a declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) através do modelo pré-preenchido, por meio da plataforma GOV.BR.
De acordo com recente divulgação oficial realizada pelo Ministério da Economia, uma grande novidade do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano foi a realização da avaliação do serviço pelos contribuintes. Ao final do processo de entrega do documento, o usuário foi convidado a avaliar a sua experiência com o serviço, podendo escolher uma nota de 1 a 5 estrelas.
Além disso, o contribuinte podia indicar quais aspectos contribuíram para sua avaliação (rapidez, usabilidade, confiabilidade, atendimento, informações, esforço) e classificar a adequação do cumprimento do prazo do serviço, destaca o Ministério da Economia.
As mais de três milhões de pessoas que participaram da pesquisa classificaram o serviço com nota média de 4,30, numa escala de até 5 pontos. Os aspectos que receberam a maior pontuação, com nota 4,62, foram “o serviço foi cumprido dentro do prazo adequado” e “as informações fornecidas estão seguras”.
Conforme destaca o Ministério da Economia, a Declaração do Imposto de Renda tornou-se o serviço do GOV.BR com maior número de avaliações. A iniciativa, implementada de forma inédita no IRPF pela Receita Federal do Brasil, Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e Serpro, tem o objetivo de aprimorar os serviços públicos por meio da participação e avaliação do cidadão, conforme estabelece a Portaria 548, de 24 de janeiro de 2022.
Para ter acesso à facilidade da declaração pré-preenchida, os contribuintes só precisam da identidade digital nível ouro ou prata no GOV.BR.
De acordo com a divulgação oficial, o nível prata está disponível para dois tipos de usuários: os que fazem o reconhecimento facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência de sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pela Secretaria Nacional de Trânsito; e pelos que realizam a validação dos seus dados via internet banking de um dos bancos credenciados.
Para o nível ouro, a pessoa deve fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência de sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou realizar a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil, o aplicativo da conta GOV.BR pode ser baixado gratuitamente.