Marketing Digital

Plano de Marketing Digital

Plano de Marketing – Qual é a estrutura?

As estratégias de marketing digital visam alcançar diversos objetivos. Entretanto, para que se chegue nesses objetivos é necessário que tenha um plano de marketing.

A estrutura do plano de marketing possui algumas etapas:

  1. Planejamento
  2. Implementação
  3. Avaliação e Controle

Sendo assim, para elaborar o seu plano deve considerar as etapas.

Etapa 1 – Planejamento do Plano de Marketing

Para iniciar o seu plano de marketing, precisa ter um planejamento. Sendo assim, nessa etapa:

  • Aonde a sua empresa quer chegar? Defina a visão do negócio
  • Analise o mercado do seu ramo
  • Defina público-alvo, metas, nem como possíveis ações.

Dentro dessa etapa é primordial entender o seu negócio atual. Para que possa traçar metas realistas sobre como alcançar a sua visão de negócios.

2- Implementação

Após definir o que será implementando na etapa anterior, é o momento de colocar na prática o seu plano de marketing digital.

Essa etapa é sobre a execução das estratégias de marketing digital, de forma que levam a marca aos objetivos traçados anteriormente.

Pode aplicar o ciclo abaixo para cada uma das estratégias definidas.

O que fazer?  – Qual é a ação a ser executada

Quando – Período de aplicação, bem como prazo de finalização

Como – A forma de execução é um ponto importante. Bem como a prioridade  e cronologia.

Quem – A pessoa responsável pelo processo ou pela equipe dentro do plano de marketing digital.

Custos – Custos são estimados, e nessa etapa entram todos os custos. (Custo de criação, execução, produção, divulgação, pessoal, etc).

3- Avaliação e Controle

Essa etapa do plano de marketing considera a expectativa da estratégia e seu resultado real. Por isso é importante que avalie e controle durante o projeto e depois.

Sendo assim, poderá ajustar os processos conforme o plano é executado.

Direcione as mudanças e alterações

Dentro do plano crie alternativas para cada estratégia, e avalie as métricas para que possa atualizar suas ações.

Sabemos que dentro do marketing digital tudo muda muito rápido, no entanto, essa mudança precisa ser direcionada.