As estratégias de marketing digital visam alcançar diversos objetivos. Entretanto, para que se chegue nesses objetivos é necessário que tenha um plano de marketing.
A estrutura do plano de marketing possui algumas etapas:
Sendo assim, para elaborar o seu plano deve considerar as etapas.
Para iniciar o seu plano de marketing, precisa ter um planejamento. Sendo assim, nessa etapa:
Dentro dessa etapa é primordial entender o seu negócio atual. Para que possa traçar metas realistas sobre como alcançar a sua visão de negócios.
Após definir o que será implementando na etapa anterior, é o momento de colocar na prática o seu plano de marketing digital.
Essa etapa é sobre a execução das estratégias de marketing digital, de forma que levam a marca aos objetivos traçados anteriormente.
Pode aplicar o ciclo abaixo para cada uma das estratégias definidas.
O que fazer? – Qual é a ação a ser executada
Quando – Período de aplicação, bem como prazo de finalização
Como – A forma de execução é um ponto importante. Bem como a prioridade e cronologia.
Quem – A pessoa responsável pelo processo ou pela equipe dentro do plano de marketing digital.
Custos – Custos são estimados, e nessa etapa entram todos os custos. (Custo de criação, execução, produção, divulgação, pessoal, etc).
Essa etapa do plano de marketing considera a expectativa da estratégia e seu resultado real. Por isso é importante que avalie e controle durante o projeto e depois.
Sendo assim, poderá ajustar os processos conforme o plano é executado.
Dentro do plano crie alternativas para cada estratégia, e avalie as métricas para que possa atualizar suas ações.
Sabemos que dentro do marketing digital tudo muda muito rápido, no entanto, essa mudança precisa ser direcionada.