Você sabia que planejar demais atrapalha a execução e faz com que, muitas vezes, você deixe importantes oportunidades passarem despercebidas? Pois é! Isso se deve ao fato que você pode acabar perdendo tempo planejando excessivamente, enquanto já poderia estar executando o seu trabalho e assim colhendo os resultados.
No decorrer deste conteúdo, apresentamos alguns pontos que fazem com que o planejamento excessivo atrapalhe a sua rotina, além de lhe dar algumas dicas de como fugir desse “plano sem fim”. Acompanhe e saiba mais.
Planejar é muito importante. A partir do planejamento conseguimos ter uma visão ampla dos possíveis caminhos que serão seguidos, além de compreendermos quais ações deverão ser postas em prática ao longo do nosso crescimento. Porém, quando esse planejamento se torna “infinito” e a execução demora a aparecer, é hora de repensar as suas atitudes.
Isso porque ficar “planejando demais” pode, inclusive, ser uma resistência sua, ou seja, um “medo” de tomar a atitude de começar algo, de fato. Afinal, deixar um plano difícil no papel é mais simples do que executá-lo, concorda?
Portanto, entenda por que planejar demais atrapalha a execução e veja, seguidamente, como “fugir” desse problema:
A atitude de planejar demais atrapalha a execução a partir do momento em que você pode estar perdendo tempo. E sabemos o quanto o tempo é valioso nos dias atuais, não é? Por isso, pare e analise as suas execuções de projetos: quantos poderiam ter sido começados antes e, por simplesmente planejar demais, você perdeu o timing de começar?
Sabia que planejar demais atrapalha a execução e faz com que você demore mais tempo para errar? E não, isso não é positivo. Insistir em um planejamento e, só depois de um longo período, errar, faz com que todo aquele tempo dedicado ao perfeccionismo do plano se torne um grande desperdício de tempo.
Pois pare e pense: se você quer tentar um novo projeto, será que vale a pena planejá-lo por anos a fio, enquanto poderia começar a executar em 10 meses e assim a mensurar as chances de sucesso e insucesso?
Além de que planejar demais atrapalha a execução, você também não sente aquela sensação de dever cumprido. Afinal, como nada sai do papel em um tempo hábil, é bem provável que você sinta frustração no trabalho. Portanto, cuidado com o tempo dedicado ao planejamento e à procrastinação da execução, hein?
Agora que você já sabe que planejar demais atrapalha a execução, veja algumas dicas para fugir desse “loop”:
Apenas comece!