Uma das etapas do planejamento financeiro é a constante avaliação de seus resultados, para tal, existem algumas ferramentas que facilitam nesse processo. Confira quais são os principais indicadores de desempenho aplicados nas empresas.
O planejamento financeiro consiste em direcionar esses recursos de maneira estratégica, a fim de alcançar um objetivo em comum, traçado anteriormente.
Entretanto faz parte do processo a constante avaliação dos resultados, já que, só assim será possível identificar certos gargalos que afetam os resultados desejados, bem como, avaliar o alcance das metas traçadas.
Sendo assim, uma das etapas principais do planejamento financeiro, constante na avaliação desses resultados. Os indicadores de desempenho são os principais aliados nesse ponto do processo.
De abrangência contábil/financeira, os indicadores de desempenho são resultados de cálculos que expressam a situação econômica da empresa, ou seja, são fórmulas matemáticas que aplicadas no contexto empresarial e devidamente interpretadas, auxiliarão a gestão na tomada de decisões. Através desses indicadores será possível ter uma visão assertiva da empresa no contexto em que está inserida.
De modo geral, os indicadores buscam traduzir pontos importantes do negócio, como por exemplo, a capacidade produtiva, capacidade de gerar saldo em caixa, o retorno que a empresa gera aos sócios e/ou investidores, entre outros pontos importantes para a gestão de qualquer atividade.
Os indicadores de desempenho são divididos em quatro grandes categorias.
Os indicadores de desempenho na categoria de atividade, dizem respeito às atividades operacionais do negócio, ou seja, estão relacionados ao chamado ciclo operacional (estoques, recebimento das vendas realizadas e pagamento dos fornecedores). São eles:
Os indicadores de liquidez determinam a capacidade da empresa em gerar caixa, ou seja, em quanto tempo as disponibilidades da empresa serão convertidas em saldo no caixa.
Os indicadores de rentabilidade são divididos em:
Esses indicadores buscam expressar o percentual de retorno que a empresa oferece, ou seja, qual o retorno a empresa é capaz de oferecer aos sócios e/ou investidores.
São indicadores muito usados quando as empresas buscam investidores, negociam ações na bolsa, buscam empréstimos e financiamentos junto aos bancos, entre outras situações.