O planejamento financeiro pode ser uma dificuldade para muitas pessoas que estão em uma situação de endividamento. No entanto, é possível que você faça um planejamento considerando seus objetivos e mudando hábitos relacionados à sua rotina de consumo.
Questionar os seus hábitos de consumo pode ser o primeiro passo para que você faça um planejamento financeiro que seja coerente com a sua situação atual. Sendo assim, é importante que você faça uma separação de custos entre fixos e variáveis, de maneira que você possa verificar o que pode ser modificado.
Pequenas ações podem gerar economias domésticas. Além disso, você também pode fazer trocas resolutivas. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão comum por um cartão de crédito sem anuidade, da mesma maneira, você pode trocar uma conta comum por uma conta bancária digital, considerando que as fintechs são excelentes fontes de serviços bancários digitais com isenção total de tarifas.
Além disso, você pode realizar outras trocas que sejam pertinentes ao seu estilo de vida e direcionar os valores para a sua poupança, considerando que o planejamento financeiro objetiva modificar seus hábitos de compra e consumo. Sendo assim, ao direcionar valores para a sua poupança, ainda que sejam valores baixos, você estará corroborando novos hábitos, de maneira que obterá uma visualização tangível de sua mudança comportamental.
Certamente, essa dinâmica pode ser de grande valia para que você possa criar um caminho para lidar melhor com o seu dinheiro; assim obtendo uma relação positiva com o seu fluxo financeiro pessoal.
Sendo assim, não abdique do planejamento financeiro. Pois, quando você planeja suas finanças, realiza o registro do que ocorre na sua rotina; ao passo que, quando você negligencia esse registro, você apenas negligencia uma necessidade atual.
É muito importante que você faça um planejamento que considere sua situação para que realize um processo flexível; já que ao conceituar o planejamento como processo pontual, você tende a abandoná-lo em pouco tempo, criando um fluxo contraproducente de novos endividamentos.
Por isso, é importante que você coloque o seu foco em seus hábitos, faça um planejamento flexível e defina metas para o curto, médio e longo prazo.