O planejamento estratégico empresarial pode ser um desafio, pois lidar com a administração de uma empresa é a tarefa principal para os sócios e administradores, entretanto, também é a mais complexa. Confira algumas dicas para facilitar na hora de planejar o futuro da sua empresa!
Ser gestor de uma empresa significa ter conhecimentos específicos e lidar com várias ferramentas para direcionar e controlar os resultados do negócio. São muitas decisões a serem tomadas, sempre se baseando no planejamento empresarial traçado anteriormente.
Primeiramente, é preciso definir qual o futuro da empresa. Traçar um objetivo é a primeira decisão que os empresários devem tomar, já que, todas as outras decisões e ações, em menor escala, apontarão nessa direção.
Os objetivos empresariais variam de acordo com o segmento, porte, cultura, valores, entre outras nuances que afetam as características e comportamentos das empresas.
Por exemplo, um salão de beleza de pequeno porte, pode ter o objetivo de ser a principal opção desse tipo de serviço no bairro em que está localizado. A partir disso, os gestores do pequeno negócio deverão traçar metas e planejar ações, processos e investimentos, que serão empregados para alcançar o objetivo principal, ser o salão de beleza mais procurado do bairro.
Após a definição do objetivo, chegou a hora de saber o que será feito. Nesta segunda etapa, devem ser descritos todos os detalhes do caminho que será percorrido, rumo ao objetivo principal.
Todo o conjunto de processos, procedimentos e ações deverão ser elencadas conforme seu grau de importância em ordem cronológica. Aqui será permitido traçar objetivos menores, metas, definir processos e seus procedimentos, bem como, as tarefas, atividades e seus respectivos responsáveis e executores.
Dando continuação ao exemplo citado acima, para se tornar o salão de beleza mais procurado do bairro, os gestores devem combinar uma série de pequenas ações, que agregarão no objetivo principal. Por exemplo, será necessário investir na capacitação técnica de seus funcionários, bem como, realizar treinamentos que ensinem como atender bem os clientes, melhorar ou implantar o controle de qualidade em relação aos produtos usados nos procedimentos realizados no salão, principalmente durante processos químicos, etc.
Por fim, mas não menos importante, saiba qual será o valor investido no planejamento e faça projeções sobre o retorno desses investimentos.
O processo de criação de qualquer planejamento envolve principalmente o orçamento disponibilizado para tais melhorias e/ou implantações. É importante lembrar que o objetivo principal deve estar alinhado com a disponibilidade da empresa em fazer os investimentos necessários.