Dicas - Concursos Públicos

Plágio: O que estudantes devem fazer para evitá-lo

Você provavelmente ouve isso desde o ensino fundamental: plágio nunca é aceitável. Mas saber que trata-se de algo errado não significa que você não o tenha feito .

Cada instituição conta com normas específicas acerca de conteúdos plagiados, seja em materiais acadêmicos ou profissionais.

Porém, de modo geral, o plágio consiste em algo não permitido e que pode gerar consequências para quem o fizer.

Há alguns cuidados na hora de escrever teses, resenhas, matérias, notas, enfim, qualquer conteúdo 

1. Não reescrever

Pegar uma frase ou parágrafo de um livro ou jornal e trocar algumas palavras é plágio. Cada pensamento que você escreve em um artigo deve ser original, a menos que seja citado, o que nos leva à nossa próxima dica …

2. Citar todas as fontes

Alguns alunos têm medo de citar demais suas fontes. Tenha em mente que cuidado nunca é demais quando se trata de plágio.

Todas as citações diretas, pensamentos e ideias que vieram de outra pessoa precisam ser atribuídos corretamente. Do contrário, você está entrando em um território perigoso.

Lembre-se que cada faculdade possui uma regra para a citação em trabalhos acadêmicos. Portanto, procure saber na sua como deve ser essa referência.

3. Auto plágio

Sim, você pode plagiar a si mesmo. Certifique-se de não reciclar parágrafos, sentenças ou frases que usou em ensaios anteriores. Isso é especialmente verdadeiro se você for um estudante de graduação e seu trabalho já foi publicado.

Se você realmente acha que seu artigo se beneficiaria com a inclusão de algo que escreveu anteriormente, certifique-se de observar que veio de seu trabalho já publicado. Em outras palavras, cite a si mesmo.

4. Não copie a estrutura

O espelhamento de informações é uma área complicada de plágio.

É quando seu trabalho imita a estrutura ou então a ordem da fonte. Isso é comum quando você lê um parágrafo ou artigo curto e, imediatamente, passa a escrever um ou dois parágrafos de sua preferência.

Uma dica para isso não ocorrer, antes de começar a escrever, deixe que o conteúdo se formule em sua cabeça com consistência, mas com suas próprias ideias. Volte depois e verifique se seu trabalho não chega muito perto da fonte.

5. Pesquise bastante

Muitas pessoas plagiam sem querer, mas a ignorância não é uma defesa aceitável quando você é acusado de copiar o trabalho ou as ideias de outra pessoa. Se você não tiver certeza, pesquise! Vá ao Google e procure o dono das citações, principalmente em artigos científicos. O Google Schoolar pode trazer resultados bons.

Perguntar a professores também vale a pena. Orientadores em graduações podem dizer se algo está bom ou não em relação às citações de seu TCC, por exemplo.


E então, o que achou das nossas dicas? Outro post do Notícias Concursos aborda esse tema. Leia mais:

Plágio: Como identificá-lo e as consequências para os estudantes