Na última sexta-feira (5), alguns usuários do Nubank relataram nas redes sociais que transferências via PIX realizadas nas suas contas não estavam sendo computadas no aplicativo do banco digital. Apesar das reclamações, as causas dos problemas ainda não foram esclarecidas aos clientes.
“O Nubank lamenta o ocorrido e informa que está trabalhando para que as operações sejam totalmente normalizadas o mais rápido possível”, disse o banco digital em um comunicado enviado pela assessoria de imprensa.
De acordo com o site Downdetector, conhecido por identificar falhas em plataformas digitais, o pico de reclamações do Nubank ocorreu por volta das 13h. Nesse período houveram mais de 240 reclamações registradas, sendo 87% delas referentes ao PIX, 7% de pagamentos de contas e 7% sobre login no aplicativo.
Na última semana, o Nubank anunciou uma nova atualização em seu aplicativo, desse modo, começaram surgir especulações se isso poderia ser o motivo dos problemas. Apesar disso, clientes de outras instituições também reportaram problemas envolvendo o PIX.
Nos últimos dias, outras instituições financeiras também passaram por instabilidades nos seus serviços. O aplicativo do C6 Bank ficou fora do ar durante a manhã de sexta-feira (5), gerando alguns transtornos aos usuários do banco digital. Apesar disso, logo a assessoria de imprensa do C6 Bank emitiu uma nota informando que os serviços já estavam funcionando normalmente.
Clientes do Santander também relataram problemas não só no PIX, mas também dificuldade de acesso a suas contas em caixas eletrônicos e nas agências da instituição. Ao serem questionados sobre a instabilidade nas redes sociais, o Santander respondeu: “Pedimos desculpas pelo ocorrido. Identificamos uma instabilidade em nossos canais e já estamos trabalhando para a regularização. Por favor, tente novamente mais tarde”.
Segundo informações disponibilizadas pelo site Downdetector, aproximadamente 12h da sexta-feira (5) também houveram reclamações sobre o Banco Inter. O monitoramento da plataforma indicou que os maiores problemas eram relacionados ao login, transações no internet banking do banco digital e falhas no Pix.
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos criado e gerido pelo Banco Central do Brasil (BC), é um meio de pagamento em que os recursos são transferidos entre contas bancárias em poucos segundos. O serviço é totalmente gratuito e os recursos podem ser transferidos entre contas de diferentes bancos, sendo muito mais vantajoso que o TED e DOC, por exemplo.
As transações por meio do PIX funcionam 24 horas por dia, todos os dias na semana (inclusive aos finais de semana e feriados), ou seja, assim que a operação é realizada o dinheiro cai na conta do recebedor. Além disso, é possível realizar um PIX por meio de uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Por ser criado e gerido pelo Banco Central, o sistema de pagamentos é totalmente seguro. As transações feitas por meio do PIX só podem ser realizadas no ambiente oficial da instituição de relacionamento do usuário, utilizando uma senha, reconhecimento biométrico, facial ou utilizando token. De acordo com informações disponibilizadas pelo Banco Central, para garantir ainda mais a segurança dos usuários, todas as operações do PIX são rastreáveis.