O PIX gerou uma série de dúvidas quando lançado, uma vez que é um sistema inovador que revolucionou os pagamentos e transferências, por isso trouxemos alguns pontos importantes referentes ao PIX.
A portabilidade da chave PIX é uma opção que viabiliza para o correntista realizar transações de acordo com a sua necessidade.
Por exemplo, é possível transferir a chave da qual mais se lembra com frequência, para um banco que é utilizado com frequência. Por isso, muitas pessoas cadastraram as chaves PIX em uma única instituição que, posteriormente, foram distribuídas conforme a sua rotina financeira.
O PIX mudou a rotina financeira das pessoas físicas e jurídicas, possibilitando a transferência de valores instantaneamente, funcionando 24 horas por dia, 7 dias na semana.
Além das ausências de limitação quanto a datas e horários, o PIX também é totalmente isento de taxas, o que agradou muito, já que os bancos limitavam esse serviço quando gratuito para o seu cliente.
No entanto, é curioso o fato de que o PIX não tem o objetivo substituir totalmente a Ted ou o DOC, já que a objetividade do Banco Central ao criar o PIX foi gerar uma nova alternativa de pagamentos.
O principal benefício do PIX é a falta de limitação quanto ao horário para transferências. Já que anteriormente ao surgimento do PIX, as transferências eram feitas por TEDs, que possuem restrição de horário para a disponibilidade no mesmo dia.
Além disso, quando emitidos após às 17 horas, a TED fica disponível apenas no próximo dia útil, o que atrapalha os fluxos financeiros.
Por isso, a usabilidade dessa ferramenta melhora o fluxo financeiro, principalmente para comerciantes, pois é uma alternativa muito interessante para receber pagamentos. Já que não há taxas e prazos para resgate de valores.
O PIX é uma inovação para pessoas físicas e jurídicas, já que possibilita transferências, portabilidade de chaves cadastradas e oferece segurança por tecnologia relacionada a criptografia.
Para realizar a transferência da chave PIX basta escolher qual será a chave direcionada para a instituição bancária. Geralmente a instituição bancária pede autorização para a anterior, sendo assim basta você entrar no aplicativo do banco anterior e autorizar a portabilidade das chaves. Sendo assim, essa é uma melhoria viável, eficiente e eficaz.