Economia

PIX: Saiba como alterar o limite de transações

De acordo com um levantamento realizado pelo C6 Bank em parceria com o Ipec, 36% dos entrevistados já definiram novos valores para transferências via PIX. O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, criado em 2020, já ultrapassou 469 milhões de chaves ativas. 

Vale informar que não existe um valor mínimo para transferências por meio do PIX, sendo assim, é possível realizar transações a partir de R$ 0,01. Apesar disso, algumas instituições estabelecem limites máximos para transferências com o intuito de diminuir os riscos de golpes e fraudes. 

A pesquisa divulgada pelo C6 Bank/Ipec entrevistou 2 mil pessoas com acesso a internet das classes A, B e C. Os resultados indicam que mais de 70% dos brasileiros conhecem a possibilidade de ajustar os limites de transferências do PIX. Apesar disso, quase metade dos entrevistados (47%) ainda não estabeleceram um novo valor para suas transações. 

“O ideal é que as pessoas ajustem os limites diário e noturno de transações com PIX para o menor valor possível, de acordo com seus gastos diários”, disse em nota José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank.

Segundo informações divulgadas pelas empresas responsáveis pelo levantamento, 36% das pessoas entrevistadas definiram novos valores para suas transferências com o PIX. Desse valor, 6% fizeram o ajuste apenas no principal banco utilizado e 12% disseram não se lembrar. 

Saiba como ajustar o limite de transferências

O processo para definir o novo limite do PIX deve ser feito pelos usuários diretamente no aplicativo da instituição de relacionamento. O Banco Central informa que a redução é feita instantaneamente, mas as solicitações para o aumento do limite possuem um prazo de 24 horas para serem aprovadas. 

Para alterar o limite do sistema de pagamentos, os clientes devem fazer login no aplicativo do banco e procurar a opção “PIX”. Em seguida, será preciso clicar em “Meus Limites”, de forma que o App informará o limite diário atual do usuário. 

O cliente deve clicar em “Gerenciar meus limites” e “Personalizar Limites PIX” ou “Alterar meus limites”. Desse modo, dependendo da instituição bancária será possível definir um novo valor. Por fim, basta confirmar a operação. Vale informar que em alguns bancos, para alterar o limite do PIX a confirmação precisa ser feita no Internet Banking ou no caixa eletrônico.

Sobre o PIX

Como já dito anteriormente, o PIX foi lançado pelo Banco Central em 2020. De acordo com o órgão regulador, até junho de 2022 já haviam 130,6 milhões de usuários cadastrados no sistema de pagamentos instantâneos. O BC ainda informou que até o momento, o número de chaves ativas já ultrapassou os 469 milhões, já que os usuários podem ter mais de uma chave ativa.

A chave PIX é utilizada para identificar uma conta e pode ser o CPF, CNPJ, e-mail ou o número de telefone celular do usuário. Além disso, também é possível gerar uma chave aleatória ou um QR Code para receber pagamentos. Assim como a alteração do limite, o cadastro da chave PIX deve ser feito diretamente no aplicativo da instituição de relacionamento dos clientes.