Você já ouviu falar em pix parcelado? Esta é uma nova modalidade de pagamentos que os comerciantes podem disponibilizar para os seus clientes. No entanto, uma pesquisa recente demonstrou que a maioria dos empresários brasileiros não conhecem a modalidade.
De acordo com o levantamento realizado pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, 6 a cada 10 empresários desconhecem a disponibilidade de pagamento por meio de parcelamento via pix.
Porém, 72% dos entrevistados que passaram a conhecer a ferramenta através da entrevista realizada, demonstraram interesse em disponibilizá-la para os seus clientes. Segundo a Boa Vista, o objetivo da pesquisa foi mapear o avanço da aceitação das novas tecnologias de pagamento.
Além do pix, a pesquisa também considerou o método de pagamento BNPL (compre agora, pague depois, em inglês), muito utilizada em países como Estados Unidos e Inglaterra. Para esta última modalidade, o nível de desconhecimento chegou a 85% dos entrevistados.
O pix foi criado em 2020 e impulsionou a dinâmica de pagamentos no Brasil. Desde a sua criação até setembro de 2022 foram feitas 26 bilhões de transações pela ferramenta, com valores transacionados de R$ 12,9 trilhões.
De acordo com a pesquisa da Boa Vista, o pix é o método de pagamento mais aceito entre os empresários. Em seguida, vem os pagamentos em espécie e os cartões de débito e crédito.
O pix surgiu como uma ferramenta de pagamento simples, rápida e totalmente segura. Por isso, milhões de brasileiros aderiram a nova modalidade de forma rápida ao seu surgimento.
Agora, a sua nova funcionalidade pode trazer ainda mais benefícios, tanto para os lojistas, quanto para os clientes. O pix parcelado ainda é desconhecido por boa parte das pessoas.
Por isso, nós selecionamos todas as informações que você precisa saber para conhecer de perto a modalidade e descobrir se vale a pena oferecê-la aos seus clientes e utilizá-la como consumidor.
Basicamente, o pix parcelado funciona como um parcelamento comum no cartão de crédito para os clientes. No entanto, é necessário ter dinheiro na conta para fazer o pagamento da primeira parcela.
Funciona assim: após realizar a compra é necessário definir a quantidade de parcelas. A primeira delas deve ser realizada a vista, ou seja, é debitada no mesmo instante da sua conta. Assim, as parcelas seguintes precisam ser programadas pelo usuário.
Quando chegar na data de pagamento, o cliente precisa ter dinheiro na conta para que o valor seja debitado. Dessa forma, o lojista receberá o valor da parcela no dia programado.
Mas você deve estar se perguntando: e se não tiver dinheiro na conta no dia do pagamento? Neste caso, a instituição financeira fará o pagamento para o lojista normalmente. Mas cobrará depois para o cliente, com as taxas de juros e multa incluídas, como uma forma de crédito financeiro.
Dessa forma, a modalidade é totalmente segura para o lojista, uma vez que o pagamento já estará garantido.
O pix parcelado traz consigo muitas vantagens para as empresas e para os consumidores. Esta é mais uma forma de pagamento que pode ser oferecida pelos lojistas, diversificando ainda mais as possibilidades para os seus clientes. A seguir, confira as principais vantagens em utilizar o parcelamento via pix: