O Itaú, com seus mais de 90 mil funcionários e 30 milhões de clientes PF (Pessoa Física) proporcionará a todos uma funcionalidade na transação de pagamentos. O Pix do Itaú está sendo dividido em duas etapas: a disponibilização para os colaboradores aconteceu no dia 14 e a segunda será para os clientes, no dia 14 de novembro.
Quando a 2ª fase finalizar, clientes e também colaboradores poderão fazer transferências através do Pix do Itaú usando saldos disponíveis de outros bancos. Futuramente, a funcionalidade se direcionará aos PJ’s (Pessoas Jurídicas). Quer entender como isso funcionará? Continue lendo a matéria de hoje do Notícias Concursos e se surpreenda.
Chamado de iniciador de pagamento, esse tipo de Pix otimizará os processos de transferência financeira, levando ao usuário automaticamente uma maneira de finalizar as transações. Os clientes poderão usar a conta Itaú para gerir as contas de outras instituições mais facilmente.
O que o Itaú quer é se tornar o canal principal para gestão financeira, mas pela escolha dos próprios clientes. A instituição recebeu homologação do BC (Banco Central) de forma que pode operar nesta modalidade desde abril de 2022.
No começo, o iniciador dos pagamentos ficará disponível para poucos clientes e funcionários. Esta será uma etapa de experimentação e validação. A participação de poucos indivíduos e poucas transações garantirá uma melhor jornada e experiência.
Segundo informações do Banco Central, o chamado Open Finance é reconhecido também como um sistema financeiro aberto. Essa é uma tecnologia onde clientes de serviços e produtos financeiros conseguem fazer o compartilhamento das informações entre instituições diversas autorizadas pelo BC, tal como o Pix do Itaú.