Dentre os usos do sistema PIX, as máquinas de cartão e os links de pagamento vem sendo cada vez mais destaque para os empreendedores. Os mesmos podem escolher essas funções e, assim, oferecer uma experiência mais fluida para seus clientes. Segundo a empresa de maquininhas SumUp, as opções têm trazido mais facilidades nas transações instantâneas.
Pensando nisso, a fintech lançou a Solo, uma maquininha de pagamentos que aceita PIX e pagamento por aproximação (Apple Pay, Google Pay e cartões com NFC), além do tradicional chip.
Para transferências por PIX, é preciso que o consumidor tenha a chave do comerciante. Se errar algum número, o pagamento pode ir para outra conta por engano apresentando um grande risco. Todavia, quando o empreendedor usa a máquina de cartão ou o link de pagamento, isso não ocorre.
O novo equipamento da SumUp também oferece conexão com periféricos, como impressoras e telas registradoras, e vem com um chip eSIM, para que você possa realizar a troca de operadora de forma remota facilmente.
Além dos benefícios apresentados pela nova maquininha de pagamentos da SumUp , chama bastante atenção também o design compacto, já que o aparelho é considerado clean e cabe na palma da mão. A interface também agrada inicialmente, pois lembra o visual do Android, o que torna o uso parecido com um de um smartphone comum.
O público alvo da Sump com certeza são os micro e pequenos empreendedores com o lançamento desse novo produto. De acordo com Leandro Lovato, líder de produtos relacionados ao PIX na SumUp, basta apenas que o consumidor informe que deseja pagar com PIX e escaneie o QR Code do comerciante.
“Pronto. O pagamento é realizado, o dinheiro é transferido e o cliente não precisa esperar o empreendedor verificar se a transação foi efetivada”, explicou. O primeiro passo para utilizar esse novo mecanismo é ser cliente de uma fintech que tenha o recurso habilitado. Lovato diz que a Sumup não cobra taxas em transações por PIX realizadas a partir das máquinas de cartão e dos links de pagamento de clientes que têm conta digital da empresa.
Por fim, o empresário informa que o valor economizado ao adotar o recurso pode ser usado na manutenção ou na expansão dos negócios. “Outra opção é oferecer descontos e tornar a opção ainda mais vantajosa para o cliente final.”
A nova maquininha Solo que foi produzida utilizando tecnologia totalmente desenvolvida pela própria empresa, não apresenta só o PIX como uma novidade em relação às outras maquininhas tradicionais. Ana Ferrari Pavoni, diretora de Produto da SumUp, diz que as diversas opções de customização são um atrativo em relação à concorrência.
Além da variedade customização, o novo modelo da SumUp oferece também uma conectividade pensada para o empreendedor que tem sua empresa longe dos centros urbanos, onde a conexão costuma ser pior, o que prejudica o funcionamento do próprio PIX, que depende de uma conexão estável com internet para ser efetivo.
Isso porque a maquininha vem com um eSIM. Isso permite que o proprietário troque de operadora mais facilmente por meio da SumUp, que subsidia o plano de internet do gadget.
O preço de lançamento da Solo é acessível, por R$ 178,80. Por enquanto, a maquininha está sendo comercializada por revendedores externos da SumUp, mas a empresa planeja oferecer o produto em seu site oficial nos próximos meses.