Recente pesquisa revelou que o Pix é segundo pagamento mais utilizado no Brasil nas contas pagas à vista. O sistema de pagamento instantâneo foi liberado no país a menos de um ano e já atingiu está marca, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). As informações são do G1.
A preferência pelo Pix, de acordo com os dados tem pelo menos dois motivos específicos, sendo o primeiro rapidez e praticidade e, na sequência, a possibilidade diante da pandemia da Covid-19 e do contato que se torna mínimo neste tipo de operação.
“O número de usuários que já fizeram ao menos uma transação por PIX está próximo de 80 milhões – vale lembrar que essa novidade ainda não completou nem um ano de operação”, apontou em nota o presidente da CNDL, José César da Costa.
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 30 de junho a 7 de julho, os participantes precisam ter mais de 18 anos.
Entre os tipos de pagamentos mais utilizados estão dinheiro, Pix e cartão de débito. Veja abaixo uma lista completa:
A pesquisa também revelou que nas compras em lojas físicas o Pix perde para outros meios como cartão de débito (32%), cartão de crédito (30%) e dinheiro (25%).
Ainda em compras online o cartão de crédito lidera a preferência (52%). Para contas de consumo, como água e luz, o dinheiro é o principal com 32%.
O Pix lidera então na transferência para amigos e familiares com 88% afirmando que utilizam.
Outros tipos de usos são:
O Pix foi lançando em novembro de 2020, e se na época havia pessoas desconfiadas com a funcionalidade, o método de pagamento vem ganhando cada vez mais adeptos e notoriedade.
Com o Pix as transferências além de não terem qualquer custo para o usuário, podem ser realizadas nos 7 dias da semana e em qualquer horário. Com a chave Pix o dinheiro sai da conta de origem e chega na conta de destino em poucos minutos.
A tendência é que a funcionalidade diminua, principalmente entre as pessoas físicas, a utilização de transferências como TED e o DOC, com regras mais rígidas e custos a depender do pacote do cliente.