Sabemos que o Pix é uma inovação nos meios de pagamentos que otimizou o tempo e os processos para pessoas físicas e jurídicas. Mas é importante que conheça um pouco mais sobre o Pix Cobrança.
Conforme informações oficiais do Banco Central do brasil, o Pix Cobrança é um instrumento de cobrança, iniciado por meio do QR Code ou do tratamento de um Pix Copia e Cola, que serve para:
Pagamentos imediatos, em pontos de venda físicos e comércio eletrônico, por exemplo. Bem como, pagamentos com vencimento, realizados em data futura, que podem incluir outras informações como juros, multas, outros acréscimos, descontos e outros abatimentos, semelhante ao boleto.
Sendo assim, o Pix Cobrança possui uma espécie de pequeno cronograma oficial do BCB, o Banco Central do Brasil.
Confira as obrigatoriedades dos bancos e de outros envolvidos, conforme as informações do BCB. Bem como, as datas de cada fase dessas obrigatoriedades.
Conforme informa o BCB, é obrigatório, por parte de todas as instituições financeiras e de pagamentos participante do Pix:
É facultativo às instituições participantes do Pix:
Disponibilizar as demais funcionalidades relacionadas ao Pix Cobrança. Tais como: geração por meio de QR Code dinâmico, criação de lote de cobranças, gerenciamento de Pix recebidos e devolução, entre outros.
O Pix ainda poderá passar por novas implementações. Por isso, é importante que se atente às atualizações para que possa fazer um uso atualizado da ferramenta, principalmente, no comércio.