Direitos do Trabalhador

Pix caminhoneiro: maior parte das autodeclarações são do Sudeste

O Sudeste é a região do Brasil que mais enviou autodeclarações para o recebimento do programa Pix Caminhoneiro. Segundo informações do Ministério do Trabalho e da Previdência, foram 85.238 informações registradas até o último dia 12 de setembro, quando a nova fase de envio de informações chegou ao fim.

A pasta informa que o Sudeste representa 55,13% de todo o montante de envios de autodeclarações até aqui. O Sul vem na segunda posição com 29.617 (19,15%), seguido do Nordeste, com 22.132 (14,31%). As regiões Centro-Oeste e Norte atingiram menos de 14% considerando os dados do Ministério do Trabalho e da Previdência.

Quem enviou a autodeclaração até o último dia 12 de setembro tem o direito de receber o retroativo do programa social já no próximo dia 24. Na ocasião, os cidadãos poderão pegar os valores referentes aos meses de julho, agosto e setembro deste ano. Os R$ 3 mil serão depositados de uma só vez na conta poupança social digital, e pode ser movimentada via app do Caixa Tem.

Quem não fez a autodeclaração até o último dia 12, ganhou um novo prazo. Por meio de nota, o Ministério informou que estes cidadãos poderão realizar a autodeclaração até o próximo dia 10 de outubro. Em caso de seleção, o sistema deverá pagar todas as parcelas do benefício na data de pagamento posterior à seleção.

Calendário

Oficialmente, os pagamentos do programa Pix Caminhoneiro foram iniciados no último dia 9 de agosto. Contudo, o Governo também realizou repasses no último dia 6 de setembro. A expectativa é de que as liberações sejam normalizadas a partir do dia 24. Veja abaixo:

1ª Parcela: 9 de agosto – já pago para 190 mil pessoas;
2ª Parcela: 9 de agosto – jápago para 190 mil pessoas;
1ª Parcela: 6 de setembro – já pago para 140 mil pessoas;
2ª Parcela: 6 de setembro – já pado para 140 mil pessoas;
3ª Parcela: 24 de setembro;
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.

A consulta

Quem já realizou a autodeclaração pode conferir se vai fazer parte do programa social sem precisar sair de casa. Para tanto, basta abrir o site oficial do Portal Emprega Brasil, e clicar na opção “Consulta do Benefício TAC-Caminhoneiro”

O cidadão também pode realizar a consulta através do app oficial da Carteira Digital de Trabalho. Neste caso, é importante clicar na opção Benefícios, e conferir quais saldos estão disponíveis em seu nome.

O Pix Caminhoneiro

O programa Pix Caminhoneiro é um benefício social que visa ajudar os motoristas de caminhão a pegarem o combustível em um contexto de alta dos preços. Em regra geral, os repasses são de R$ 1 mil por mês e devem ser pagos até o final deste ano.

Segundo proposta de orçamento enviada ao Congresso Nacional no último mês de agosto, o plano do Governo Federal é manter os pagamentos do benefício até dezembro. Inicialmente se cogitou a possibilidade de manter os repasses para 2023, mas a ideia não foi concretizada até aqui.

O Pix Caminhoneiro foi aprovado pelo Congresso Nacional ainda no último mês de julho. O projeto é parte integrante da chamada PEC dos Benefícios. Trata-se do documento que criou o auxílio-taxista, e permitiu as elevações dos valores do Auxílio Brasil do vale-gás nacional.