O abono salarial PIS/Pasep já começou a ser distribuído aos trabalhadores de direito. Eles podem acessar os valores que vão receber pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Todavia, caso entre na plataforma e apareça a seguinte mensagem, “não habilitado”, veja o que fazer nessa situação.
Veja também: Auxílio Brasil: Governo está analisando dados de todos os usuários
Antes de qualquer coisa, o trabalhador deve se certificar de que está apto a receber o PIS/Pasep. Para isso, ele precisa:
Caso seja verificado que se enquadra nos critérios citados acima, é possível que a empresa não tenha informado os dados do trabalhador ao RAIS, o que acaba impedindo o recebimento do abono. O documento deveria ser enviado até o dia 31 de agosto de 2021.
Criada em 2019, a Carteira de Trabalho Digital é uma versão do documento físico, porém com mais possibilidades de serviços e consultas. O trabalhador pode acessa-la usando somente o CPF.
Para verificar o recebimento do benefício pelo aplicativo, basta clicar na aba “Benefícios”, na página inicial, e depois em “Abono Salarial”. Dessa forma, o trabalhador consegue ver se ganha ou não o PIS, bem como o valor e a previsão de pagamento.
O trabalhador ainda consegue verificar se o empregador enviou os seus dados corretamente ao RAIS pelo site oficial. Na plataforma, basta inserir o número do NIS (Número de Identificação Social) e consultar a situação relacionada ao PIS.
Após o preenchimento dos dados, o sistema mostrará as informações buscadas. Para receber o benefício é preciso que a “situação” esteja com status “entregue” e a “Data de Entrega” tenha sido feita até o dia 30 de agosto de 2021.