Após os depósitos do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020, muitos trabalhadores vieram nos questionar se haverá um próximo pagamento dos programas ainda este ano. Até o momento, muitos acreditam na liberação dupla do PIS/Pasep.
Haverá a liberação de uma nova parcela do PIS/Pasep este ano?
Antes de mais nada, é preciso analisar algumas situações. Este ano, o Governo Federal já liberou o saque do abono salarial para trabalhadores de empresas privadas e públicas que atuaram com carteira assinada no ano de 2020. A liberação ocorreu entre os meses de fevereiro e março.
O benefício foi pago de maneira atrasada, porque no ano de 2021, o pagamento do abono foi adiado devido a uma transferência de recursos. Considerando que no Orçamento Anual da União consta apenas os valores referentes a um único ano-base, não haverá um novo pagamento em 2022.
Logo, somente no ano de 2023 ocorrerá o pagamento referente ao ano de 2021. Contudo, até o momento, o novo calendário ainda não foi liberado. Para os novos pagamentos do PIS/Pasep deverão ser disponibilizados mais de R$ 20 bilhões para cerca de 23 milhões de cidadãos.
Quais as regras para receber o abono salarial 2021?
Para receber o abono salarial ano-base 2021 o trabalhador deverá se enquadrar nos seguintes requisitos:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021;
- Ter recebido em média até dois salários mínimos por mês em 2021;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Além disso, é preciso que a empresa tenha enviado corretamente os dados dos trabalhadores na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Como saber se vou receber?
Caso os meios de consultas não sejam alterados até o ano que vem, o trabalhador conseguirá obter informações das seguintes formas:
Para o PIS (trabalhador de empresa privada)
- No Aplicativo Caixa Trabalhador;
- No site da caixa;
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
Para o Pasep (servidor público)
- Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (demais cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
O trabalhador ainda poderá recorrer ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para download por aparelhos Android e iOS. A central telefônica Alô Trabalho, no número 158, também estará disponível.