Nesta última terça-feira, 1º de fevereiro, a Caixa Econômica Federal liberou a consulta dos valores do PIS/PASEP.
Desse modo, os cidadãos poderão conferir se terão direitos aos valores por meio dos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador.
Além disso, a instituição bancária detalhou que, em primeiro instante, o processo de consulta foi liberado somente para os trabalhadores que
No entanto, a Caixa ainda não informou quando ocorrerá a liberação para os demais beneficiários.
Para estes, então, o processo de consulta pode ocorrer desde a última semana através do:
Dessa forma, o pagamento do abono salarial deverá se iniciar a partir do dia 08 de fevereiro para trabalhadores do setor privado que recebem o PIS. Já para os servidores públicos que recebem o PASEP, o pagamento será no dia 15 de fevereiro.
Assim, ao todo, cerca de 23 milhões de trabalhadores distribuídos por todo o Brasil possuem direito de receber o abono salarial. Deste total, 22 milhões recebem o PIS e 1 milhão recebe o PASEP.
Então, cerca de R$ 21,82 bilhões serão gastos na realização do pagamento do PIS/PASEP este ano de 2022.
Poderá ter acesso aos valores do abono salarial o trabalhador, é necessário cumpri com alguns critérios.
Nesse sentido, poderão receber estes valores aqueles que:
Portanto, se o cidadão se encaixa nos requisitos acima, poderá receber o valor do abono salarial. Para conferir, ainda, este poderá usar o aplicativo Caixa Tem.
Veja mais: Abono salarial de até R$1.212 sai em menos de uma semana
Ademais, não terão direito ao recebimento do abono salarial cidadãos aqueles que são:
Para saber se possui direito ao recebimento do abono salarial e quanto será o valor, o cidadão interessado poderá realizar a consulta por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para a Central de Atendimento disponível no número 158.
Então, para acessar o aplicativo, o usuário precisará:
Além disso, trabalhadores que recebem o Pasep também poderão realizar a consulta pelo site do Banco do Brasil.
Primeiramente, é importante lembrar que receberão os valores do PIS de forma automática pela instituição bancária:
Desse modo, estes depósitos ocorrerão na ordem pelo nascimento de cada um.
Os demais cidadãos, portanto, irão receber os créditos do programa por meio da Conta Poupança Social Digital do banco. Assim, é possível que estes movimentem seus valores através do aplicativo Caixa Tem.
Ademais, se por algum motivo não seja possível a abertura da Conta Poupança Social Digital, o trabalhador também poderá realizar o saque da quantia com o seu Cartão Cidadão nos seguintes locais:
No entanto, o pagamento do PASEP ocorrerá via depósito em conta para quem é correntista ou possui poupança no Banco do Brasil.
Por fim, o cidadão que não possui conta corrente no Banco do Brasil poderá realizar a transferência do valor via TED para conta de sua titularidade por meio dos seguintes locais:
O calendário de pagamentos do benefício se organiza de maneira distinta para cada modalidade.
Dessa forma, os funcionários da iniciativa privada que possuem direito a receberem o PIS recebem os valores de acordo com o mês de seu nascimento.
Por outro lado, os servidores públicos que recebem o PASEP possuem escalonamento distinto. Isto é, de forma que a quantia será paga de acordo com o último dígito de sua inscrição.
Veja mais: Trabalhadores terão acesso a dois saques
Nesse sentido, é importante lembrar que o PIS se direciona aos trabalhadores do setor privado e é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é pago para servidores públicos através do Banco do Brasil.
Assim, os pagamentos ocorrerão nos dias a baixo para o trabalhador que:
Por fim, os depósitos do PASEP ocorrem de acordo com a inscrição de cada trabalhador. Portanto, ocorrerão nos dias a seguir para quem possui: