A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação de valores do abono salarial (ano-base 2019 e 2020) e das cotas do PIS/Pasep.
Segundo a instituição financeira, muitos trabalhadores deixaram de sacar o dinheiro do abono referente a 2019 e em 2020. Veja quem tem direito:
Para conferir se tem direito ao abono salarial, basta realizar uma consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para a central de atendimento Alô Trabalhador, no número 158.
Os trabalhadores com direito ao abono salarial de 2019 terão que solicitar os valores. A operação pode ser realizada em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho, ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras uf pela sigla de seu estado.
Conforme as informações da Caixa Econômica Federal, cerca de 10,5 milhões de pessoas vão poder sacar o Fundo PIS/Pasep, que acumula mais de R$ 23 bilhões. Em suma, as cotas são destinadas aos cidadãos que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988.
O prazo para retirar os valores do PIS/Pasep terminará no dia 1° de junho de 2025. As quantias que não forem sacadas após essa data serão tidas como abandonadas, sendo a União a nova proprietária. Vale ressaltar que nos casos em que o titular tenha falecido, o seu herdeiro ou dependente poderá sacar o benefício.
Para solicitar o saque das cotas, basta acessar o aplicativo do FGTS e seguir os seguintes passos:
Os valores poderão ser depositados nos meios a seguir:
No que se refere a documentação necessária para a operação, é preciso: