O pagamento do PIS 2022 segue sendo liberado para os beneficiários em todo o país. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, o abono salarial foi pago inicialmente entre os meses de fevereiro e março deste ano, mas o Ministério do Trabalho afirma que cerca de 500 mil trabalhadores ainda não sacaram os valores do Programa de Integração Social – PIS 2022.
Nesse sentido, confira mais informações sobre o PIS 2022, além da tabela e calendário.
A princípio, é importante destacar que o pagamento do PIS é feito para os trabalhadores de carteira assinada pela Caixa Econômica Federal. Isso significa que os trabalhadores do setor privado tem a possibilidade de receber os valores do programa.
Segundo as regras de recebimento dos valores, podem receber os trabalhadores que acumularem os seguintes requisitos:
No ano de 2022, foi pago o ano-base 2020, ou seja, para quem trabalhou no ano de 2020 e cumpriu os requisitos de recebimento dos valores.
As parcelas, por sua vez, podem chegar ao valor de R$ 1.212.
A princípio, é importante destacar que os trabalhadores podem consultar o PIS por meio dos aplicativos:
O número do Programa de Integração Social – PIS, também chamado de NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), é de extrema importância para o beneficiário receber o PIS. Para saber qual o número, é necessário consultar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
A tabela PIS define o valor do PIS 2022 de acordo com os meses trabalhados, ou seja, os beneficiários receberão o valor de maneira proporcionalmente. A parcela máxima de R$ 1.212 somente será liberada para quem trabalhou durante todos os meses de 2020.
O calendário PIS permite a retirada dos recursos do PIS 2022 e do Pasep 2022 até o dia 29 de dezembro. Dessa forma, o PIS 2022 segue disponível em agosto.
O pagamento do PIS é realizado para trabalhadores de empresas privadas e ocorre por meio da Caixa Econômica Federal. O depósito do PIS 2022 foi depositado automaticamente em uma conta poupança social digital aberta automaticamente pela CAIXA. A consulta pode ser feita através do aplicativo oficial do Caixa TEM.
O trabalhador pode realizar o saque PIS nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui e em uma agência da CAIXA, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação.
Caso os meios de consultas não sejam alterados até o ano que vem, o trabalhador conseguirá obter informações das seguintes formas:
Além desses meios, os trabalhadores podem consultar as informações nos canais de atendimento do banco em que recebe o benefício, sendo a Caixa Econômica Federal responsável pelo PIS, e o Banco do Brasil gerenciador do Pasep.
Confira:
Para o PIS (trabalhador de empresa privada)
Para o Pasep (servidor público)