O que já não era satisfatório, piorou. Estamos falando do tempo médio de espera para solicitações de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as informações oficiais obtidas pelo jorna O Globo via Lei de Transparência, um cidadão que solicita um saldo precisa esperar em média 85 dias por uma resposta.
O tempo médio de espera por uma definição cresceu em janeiro deste ano, se compararmos com o que se via no ano passado. Na reta final de 2022, o cidadão que solicitava algum benefício do INSS precisava aguardar por até 79 dias. O tempo era menor, mas já naquela ocasião representava uma situação de dificuldade para os cidadãos que precisavam de ajuda.
Como estamos falando de uma média de tempo, é possível notar que alguns benefícios possuem tempo de espera maior e menor a depender da complexidade do que está sendo pedido. Quem solicita um auxílio-acidente, por exemplo, está tendo que esperar em média 145 dias por uma resposta positiva ou negativa do INSS.
Nas solicitações de aposentadoria por incapacidade permanente – conhecida popularmente como aposentadoria por invalidez – o tempo médio de espera é de 159 dias, considerando os números mais recentes. Quem solicita o auxílio-reclusão precisa aguardar por até 1.814 dias em média para saber de alguma resposta. São quase cinco anos de espera.
O fila de um benefício previdenciário pode ser cruel em muitos casos. Há situações de pessoas que não estão conseguindo trabalhar por algum motivo, e não conseguem mais receber o salário da empresa. Ao mesmo passo, este cidadão também fica sem o amparo previdenciário justamente porque existe uma demora na definição do INSS.
O tempo médio para o recebimento de uma resposta do INSS cresceu justamente porque a quantidade de pessoas que estão na fila de espera da autarquia também aumentou em janeiro deste ano, em comparação com dezembro do ano passado.
Entre um mês e outro, estima-se que mais de 143 mil novos pedidos entraram na fila. Quando se considera o universo total de solicitações, os benefícios que mais estão aguardando respostas são:
Em entrevista na última semana, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), disse que será impossível acabar com a fila. Contudo, ele afirma que aposta em mutirões para melhorar a situação da agilidade do atendimento em questão.
“Estamos buscando o aprimoramento das rotinas administrativas para viabilizar, até o final do ano, a análise das requisições em até 45 dias”, disse o Ministro da Previdência Social.
“Estamos criando uma rede integrada para garantir a cidadania de mais de 37 milhões de beneficiários da Previdência. E os sindicatos são parceiros essenciais, pois estão na ponta dialogando e auxiliando os trabalhadores que contribuem para ter a proteção social”, explicou Lupi.
Analistas acreditam que o INSS também precisa trabalhar a contratação de novos servidores públicos para tentar amenizar o tamanho da espera. Não é de hoje que a autarquia vem sofrendo com falta de pessoal para o atendimento e para as análises destes requerimentos.