O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) tomou uma decisão que desagradou bastante as instituições financeiras, embora tenha beneficiado os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Acontece que, recentemente, foi decidido que os juros do empréstimo consignado do INSS seriam reduzidos, o que deixou os bancos bastante preocupados. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a diminuição dos juros dos consignados causa automaticamente a falta de recursos financeiros para a captação de clientes.
A saber, após a decisão do CNPS, grandes instituições financeiras, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, desistiram de operar a modalidade de crédito consignado aos segurados do INSS. É importante salientar que ambas instituições eram responsáveis por 11% da contratação desse empréstimo.
De acordo com informações oficiais, o empréstimo consignado do INSS é operado 90% pela rede privada. A redução dos juros foi considerada drástica por sair de um limite de 2,14% para o limite de 1,7%, o que pode acarretar em sérios problemas às instituições financeiras que forem oferecer o serviço.
A saber, por meio do empréstimo consignado do INSS, o segurado pode obter diversas facilidades. Portanto, confira quais são:
A Reforma da Previdência em 2019 determinou algumas mudanças nos benefícios do INSS, como a idade mínima para se aposentar. A saber, a idade passou a ser alterada anualmente. Além disso, o tempo de contribuição exigido pelo instituto também foi ajustado.
Embora os novos limites de idade tenham sido alterados pela Reforma, as regras de transição amenizam o impacto para os contribuintes que já estavam próximos de receberem o benefício da autarquia. Portanto, as mudanças são graduais.
Dessa forma, é de extrema importância que aqueles que desejam se aposentar em 2023 estejam atentos quanto às novas regras do benefício. É importante ressaltar que cada modalidade da aposentadoria possui um limite de idade diferente.
Conforme as novas exigências, a idade mínima para se aposentar em 2023 é de:
No entanto, como mencionado, essa idade é elevada gradativamente, até que em 2031 a idade mínima será de 62 anos para mulheres e, em 2027 a idade mínima será de 65 anos para homens. Lembrando que a aposentadoria por idade mínima é válida apenas em casos em que o segurado tenha pelo menos 30 anos de contribuição.
Os cidadãos que desejam se aposentar devem estar atentos ao tempo que lhes resta para poder solicitar o benefício. Isso pode evitar atrasos na concessão do seu pagamento.
O INSS oferece diversos serviços por meio da plataforma “Meu INSS”, como a calculadora que simula o tempo que resta para o recebimento da aposentadoria. Dessa forma, por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a ferramenta consulta os dados do trabalhador e realiza a simulação do pagamento do seu benefício.
É válido destacar que o cidadão deve verificar se todas as informações constadas no Extrato Previdenciário CNIS estão corretas, para evitar qualquer tipo de erro na realização do cálculo.
O procedimento é simples e pode ser feito por meio do seu celular. Confira abaixo o passo a passo:
É importante destacar que o resultado da simulação pode ser baixado em PDF. A calculadora indica o resultado com base na soma da idade e tempo de contribuição.