Desenvolvido por Fabrizzio Soares e Jaline Mombach, pesquisadores da Universidade Federal Goiás (UFG), o CLAT (Children Literacy Aid Tool) é uma tecnologia criada para auxiliar professores da educação infantil na alfabetização das crianças.
Os pesquisadores da UFG desenvolveram a ferramenta com o objetivo de ajudar os docentes no processo inicial da alfabetização. Nesse sentido, a ferramenta irá possibilitar que os docentes identifiquem problemas na escrita dos alunos, como a dislexia e a disgrafia.
O projeto tem como foco a automatização do ditado de palavras, usado pelos professores de alfabetização para avaliar a aprendizagem. Desse modo, a ferramenta irá ditar as listas de palavras definidas pelo docente.
No processo de ditado tradicional, o professor dificilmente pode acompanhar aluno por aluno e ajudar na correção da escrita. Geralmente, a correção é feita em conjunto, com toda a turma, o que impossibilita dar atenção às demandas de aprendizagem individuais.
Nesse sentido, com o CLAT, os professores poderão prestar atenção nas necessidades de cada aluno. A ferramenta irá otimizar o recurso educacional, permitindo também que os alunos escrevem as palavras ditadas diretamente no tablet com ou com apoio de canetas sensíveis ao toque.
De acordo com o orientador do projeto, Fabrizzio Soares, a ferramenta também irá possibilitar a documentação desse processo de aprendizagem:
“Nosso objetivo é dar uma ferramenta que permite que o docente possa repetir esses testes em sala com maior frequência, além de poder documentar isso ou compartilhar com outros profissionais da escola, como pedagogos, e até um fonoaudiólogo, se for o caso”, explica o professor do Instituto de Informática da UFG.
De acordo com a doutoranda Jaline Mombach, a ferramenta permite também a personalização do conteúdo. “Além disso, o professor pode personalizar o que é solicitado para a criança, inclusive incluindo sua voz ou vídeo, se desejar”, detalhou ela por meio de informativo da UFG.
O projeto é desenvolvido no âmbito do PixelLab, grupo de pesquisa do Doutorado em Ciência da Computação do Instituto de Informática da UFG.
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