Educação

Pesquisa revela que cerca de 40% dos brasileiros não sabem o que faz a universidade pública

Cerca de 40% dos brasileiros não sabem qual é o papel da universidade pública, segundo aponta levantamento feito pelo Centro Sou Ciência. O grupo, criado recentemente, tem como objetivo realizar pesquisas e análises sobre o ensino superior público. O objetivo é de aproximar a sociedade e informar sobre as universidades públicas.

De acordo com dados do levantamento, apenas 11% dos entrevistados citaram a ciência como uma das atividades desenvolvidas pela universidade pública. 

O levantamento aponta ainda que as impressões sobre a universidade pública se polarizam nas respostas dadas por apoiadores ou não do governo Bolsonaro. Desse modo, cerca de 20% dos entrevistados que consideram o governo atual bom ou ótimo citaram a doutrinação e o comunismo como atividades das instituições. Esse grupo mencionou também uso de drogas e ensino de baixa qualidade. 

Já entre os entrevistados que consideram o gestão de Bolsonaro ruim ou péssima, apenas 2% afirmou que há doutrinação na universidade pública. Por outro lado, cerca de 25% citam o ensino, a formação de qualidade e a pesquisa como atividades principais da instituição.

Entre todos os entrevistados, apenas 2% mencionou as atividades de extensão, que envolve o atendimento médico ao público externo, campanhas de doação etc. As respostas eram livres, de modo que os entrevistados poderiam citar livremente o que pensam.

Nesse sentido, a coordenadora-geral do Sou Ciência, Soraya Smaili, chama atenção para a falta de comunicação das universidades com a população. “Falta comunicação, as universidade têm que saber falar com a base da pirâmide, com a opinião pública que não está no circuito do ensino superior”, afirma.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também CUCA: Inscrições do cursinho pré-vestibular gratuito da Unesp terminam nesta segunda (31); saiba como se inscrever.