A Instructure, criadora do Canvas, divulgou seu relatório anual de pesquisa sobre os fatores que determinam o sucesso e o engajamento dos alunos do ensino superior.
O estudo também revelou as seis principais tendências de uma pesquisa com milhares de alunos, gestores e professores de 18 países, representando uma mistura de instituições de ensino superior públicas e privadas com cursos de dois e quatro anos, veja abaixo.
Preparar os alunos para a vida após a graduação é a principal preocupação. No entanto, gestores e alunos concordam que é nesse ponto que as instituições encontram mais dificuldades.
Embora os alunos ainda definam “sucesso” principalmente como desempenho acadêmico, o corpo docente e os gestores estão procurando maneiras de apoiar o aluno como um todo, com o bem-estar psicológico e o acesso à saúde mental impactando positivamente o engajamento do aluno.
O sucesso do aluno hoje requer disponibilidade de recursos tecnológicos, bem como conteúdo envolvente e um ensino de qualidade com o auxílio de professores proficientes em tecnologia.
Os quatro principais fatores acadêmicos para estimular o sucesso dos estudantes, citados por alunos e gestores, são a qualidade do corpo docente (91%), conteúdo/ensino envolvente (90%), tecnologia disponível e instrução prática (ambos com 89%).
No Brasil os principais fatores para o sucesso citados por estudantes e gestores são:
Com a incerteza sobre o futuro ainda pairando sobre o horizonte e a aprendizagem híbrida tornando-se o novo padrão, criar experiências significativas e interativas entre professores e alunos e conectar os alunos uns aos outros será fundamental tanto para cursos híbridos, quanto remotos.
A conectividade à Internet é fundamental, mas o acesso à tecnologia significa mais do que apenas fornecer dispositivos e conectividade aos alunos.
Os níveis de renda e o acesso a recursos de aprendizagem e ferramentas tecnológicas continuam prejudicando alguns alunos e impactando fortemente o engajamento deles em sua experiência educacional.
A pesquisa foi realizada em julho de 2021 e foi analisada pela Hanover Research. Após o trabalho de campo e a análise dos dados, o estudo consistiu em 7.687 respostas completas e qualificadas.
Os dados foram então divididos em crosstabs por região, país e cargo, junto com vários subsegmentos adicionais, como condição socioeconômica.
A Instructure realizou testes de significância estatística em todos os segmentos com um nível de confiança de 95% usando um teste Z com p = a menos de 0,05 e uma margem de erro de +/- 1% para o tamanho geral da amostra.
Para qualquer dúvida sobre a metodologia ou dados implícitos, entrar em contato com studentsuccess@instructure.com.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Instructure.
E então, gostou da matéria sobre as tendências no ensino superior? Não deixe de ler também – Aumente sua renda e fuja do desemprego.