Em agosto de 2023, os brasileiros mostraram sua preferência pelos automóveis, e os dados da Fenabrave revelam um cenário interessante. O SUV Honda HR-V vendeu mais de 5.322 unidades no varejo, enquanto a Fiat Strada obteve um total de 12.870 vendas, incluindo frotistas. Mas o que explica a popularidade desses modelos? Vamos explorar.
Para começar, é importante entender a diferença entre vendas no varejo e vendas diretas. No primeiro caso, estamos falando de transações realizadas diretamente com os consumidores finais. Esses compradores geralmente vão até a concessionária ou acessam o site para escolher e comprar seu veículo. Assim, as vendas no varejo são feitas em uma escala menor, uma vez que não incluem frotistas ou revendedores.
Agora que temos uma melhor compreensão das vendas no varejo, podemos nos aprofundar no HR-V. Este SUV é conhecido por seu design moderno, além de um conjunto completo de recursos de segurança e tecnologias avançadas.
Versátil e confortável, o Honda HR-V é o carro que todo brasileiro gostaria de ter na garagem. Especialmente para aqueles que buscam um veículo prático e estiloso. Mas, o que exatamente torna este modelo tão popular?
Primeiramente, temos o lançamento da linha 2024. Embora não apresente grandes novidades, o modelo continua impressionando com seu desempenho. O SUV é alimentado por dois tipos de motores:
Além disso, os recursos de segurança são um dos pontos fortes do Honda HR-V, com destaque para o Sistema de Cruzeiro ACC (Adaptive Cruise Control), o sistema de frenagem, de permanência na faixa, além dos 6 airbags.
Os preços do Honda HR-V são um fator influente para os compradores. Veja os preços para as versões 2024:
Ao mesmo tempo, a Fiat Strada fez um retorno bem-sucedido ao topo dos carros mais vendidos em agosto, incluindo atacado e varejo. A picape registrou 12.870 emplacamentos no mês, um aumento de 23,9% em relação a julho (10.387).
Além disso, tudo indica que será o carro mais vendido do ano. De janeiro a agosto, foram 73.803 emplacamentos. O GM Onix é o segundo colocado com 62.715.
Assim como a Toro, a Strada ganhou uma nova motorização. A versão de entrada perde o motor 1.4 Fire e recebe o mesmo 1.3 Firefly usado nas demais versões. Além disso, foram introduzidas duas novas versões, a Ultra e a Ranch, ambas equipadas com motor de três cilindros 1.0 litro turbo de 130 cv e câmbio automático.
Com o novo posicionamento, a Strada adotou o chamado catálogo em “Y”, com duas versões compartilhando o topo da gama. Confira os preços abaixo:
No entanto, no caso da Strada, o número total de vendas se refere ao que foi vendido no varejo e nas vendas diretas. Se considerar apenas o varejo, ou seja, as vendas para o consumidor final, a picape emplacou em agosto 2.888 unidades, apenas. Nesse caso, do total de vendas (12.870), 9.982 foram originadas de venda direta.