Tem problemas com pés inchados e não sabe mais o que fazer para minimizar esse tipo de desconforto? Nós entendemos a sua preocupação!
Afinal, quando os pés ficam muito inchados, é possível desenvolver problemas maiores, como dores e desconfortos causados pelo aperto dentro dos sapatos fechados.
Além disso, a sensação do inchaço também não é nada agradável e, por conta de todos esses pontos, fizemos este conteúdo com algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar com isso.
Veja a seguir!
Antes de qualquer coisa, é necessário ficar atento ao fato de que, muitas vezes, os pés inchados estão associados a uma vida sedentária e com hábitos ruins.
Isso significa que os hábitos que colocamos em prática, no dia a dia, podem impactar na forma como o nosso organismo reage ao meio. Por conta disso, investir em mudanças positivas, como as que citamos a seguir, pode ser o ideal para reduzir os pés inchados. Veja:
O excesso de sal pode ser um dos maiores vilões do nosso corpo. Se consumimos sal demais, a tendência é que tenhamos uma maior retenção de líquidos, resultando em inchaços pelo corpo todo – inclusive nos pés.
Por isso, reduzir o consumo de sal e de sódio pode ser uma forma de minimizar o inchaço nos pés.
A prática de exercícios físicos nos ajuda a melhorar a circulação sanguínea em todo o nosso corpo. Dessa maneira, incluir atividades na sua rotina, fugindo do sedentarismo, é mais uma das formas de lidar com os pés inchados.
Uma massagem nos pés pode ajudar a reduzir o excesso de líquido que está “parado” na região. Faça massagens suaves e, se possível, conte com a ajuda de profissionais qualificados para aumentar o efeito dos movimentos feitos nos pés.
Consumir mais água, por mais paradoxal que possa parecer, faz com que retenhamos menos líquidos. É como se o nosso corpo entendesse que sempre haverá mais água, portanto, ele não tem o dever de armazenar.
Em contrapartida, quando bebemos pouco líquido ao longo do dia, o corpo se vê obrigado a fazer reservas, o que resulta na retenção.
Elevar as pernas, quando os pés estiverem muito inchados, pode ajudar a melhorar a drenagem na região, reduzindo a sensação de peso. Para isso, deite-se no sofá e eleve as pernas com a ajuda de almofadas, por exemplo.
Por fim, se nada disso ajudar no caso de pés inchados, converse com um médico para investigar os reais motivos pelos quais a situação não melhorou.
Afinal, embora o inchaço possa sim estar associado aos maus hábitos, isso não quer dizer que ele também não possa estar associado a alguma enfermidade. Por isso, contar com a ajuda médica é indispensável, ok?
Dessa maneira, é possível descartar diagnósticos ou mesmo encontrar algo que merece atenção e cuidado.
Cuide-se!