O Período Joanino aconteceu entre os anos de 1808 e 1821 e correspondeu ao período do Brasil ainda não dependente de Portugal.
O tema é muito cobrado por questões de história do Brasil, principalmente dentro das provas dos vestibulares e da prova do ENEM.
Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão do ENEM sobre o Período Joanino. Confira!
(ENEM – 2010) Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil.
Alvará de liberdade para as indústrias (1.o de Abril de 1808). In Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil. Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).
O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?
a. A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.
b. A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sore suas redes de comércio.
c. A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.
d. O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição úbia assumida por Portugal no comércio internacional.
e. O atraso industrial da colônia provocado pla perda de mercados para as indústrias portuguesas.
A resposta correta para a questão do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é a letra B.
Durante o Período Joanino, o Brasil manteve a sua dependência da Inglaterra em relação ao comércio de produtos industrializados.
Em 1808, D. João VI institui uma lei que permitia a abertura dos portos brasileiros à nações que mantinham relações amistosas com Portugal, como a Inglaterra, a qual contava com tarifas alfandegária muito mais vantajosas e privilegiadas em relação aos outros países. Assim, o Período Joanino também colocou fim ao Pacto Colonial, que previa a exclusividade das relações comerciais de Brasil com Portugal e instituía a dependência dos produtos ingleses.