Os interessados em participar do 2º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023 têm até HOJE, 22 de junho, para se inscrever. De acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC), o período de inscrição será encerrado às 23h59 (horário de Brasília). O prazo foi aberto na última segunda-feira (19).
O SiSU promove o ingresso de novos alunos em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria das vagas ofertadas por instituições federais – universidades e institutos. A classificação dos inscritos é feita por meio da nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Tradicionalmente o MEC recebe as inscrições do SiSU de forma virtual e gratuita. Portanto, para se inscrever, os candidatos deverão acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e fazer login através da plataforma gov.br, com número de CPF e senha.
No momento da inscrição no SiSU, o estudante poderá escolher até duas opções de curso de graduação, sendo a 1ª opção a prioritária. Além disso, os candidatos devem indicar a modalidade de seleção: ampla concorrência, ações afirmativas, ou reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas.
A nota de corte de cada curso é atualizada ao final de cada dia do período de inscrição no SiSU. Desse modo, os candidatos poderão alterar o seu cadastro e mudar a opção de curso até o último dia de inscrição para aumentar as chances de conseguir uma vaga. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
De acordo com o edital do SiSU, poderão se inscrever no SiSU somente os candidatos que tenham participado do Enem 2022 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.
O MEC não permitirá a participação de estudantes que tenham feito o exame na condição de “treineiro”, ou seja, aqueles que não têm o Ensino Médio completo e que fizeram o exame apenas para fins de autoconhecimento.
O edital estabelece ainda que o SiSU usará as notas obtidas na prova de redação e também nas quatro provas objetivas do Enem. Os pesos de cada uma das notas podem variar de acordo com o curso e com a instituição ofertante.
O MEC divulga o resultado do SiSU através de apenas uma chamada regular. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do SiSU está prevista para o dia 27 de junho de 2023. Os selecionados deverão realizar as matrículas entre 29 de junho e 4 de julho.
Aqueles que não forem convocados nessa chamada regular poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera será do dia 27 de junho ao dia 7 de julho. As convocações através da lista de espera acontecerão a partir de 10 de julho.
Conforme os dados divulgados pelo MEC, ao todo, o SiSU 2023/2 conta com a oferta de 51.277 vagas para 1.666 cursos de graduação de diversas áreas. Ao todo 65 instituições públicas de ensino superior de todo o país aderiram ao SiSU para a seleção de novos alunos para o 2º semestre.
As instituições (universidades e institutos) federais reservam pelo menos 50% do total das vagas para estudantes egressos de escolas da rede pública de ensino, havendo recorte de renda e percentual de oportunidades para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).
Acesse o edital do SiSU 2023/2 na íntegra para mais informações.
Leia também Inep informa que o Enem 2023 registrou mais de 4,6 milhões de pré-inscrições; saiba mais.