Saber escolher as perguntas para fazer em entrevista de recrutamento interno é muito importante. Afinal, não é porque o colaborador já faz parte da empresa que esse tipo de recrutamento deve ocorrer de qualquer maneira, concorda?
Por isso, unimos algumas perguntas que podem ser úteis durante esse processo de seleção, a fim de lhe auxiliar nas suas escolhas. Acompanhe e veja as nossas ideias de hoje!
Selecionamos 5 perguntas para fazer em entrevista de recrutamento interno que podem ser bem interessantes, tanto para cargos de liderança, quanto para outros tipos de cargo.
Lembre-se de sempre adaptar as perguntas de acordo com o contexto, e inclua outros questionamentos que estejam alinhados com à oportunidade.
Preparado? Então vamos lá!
Esta pergunta pode ser muito interessante na hora de fazer um recrutamento interno. Isso porque em outros tipos de recrutamento há sempre o questionamento sobre “por que você quer trabalhar na nossa empresa?”. Mas, neste caso, a pessoa já faz parte da casa.
Porém, questionar os motivos pelos quais ela está interessada no novo cargo pode dar pistas de quais são as ambições, metas e sonhos do indivíduo.
Entender quais mudanças o candidato almeja também é um bom caminho. Desse modo você conseguirá entender quais são os objetivos que a pessoa tem em mente, e como ela pensa em ajudar a corporação com os seus conhecimentos.
Questione quais pontos são satisfatórios e insatisfatórios no cargo atual. Inclusive, tente investigar quais foram as melhorias que a pessoa apresentou – se possível foi – para os fatores negativos que ela listar.
Esses tipos de perguntas para fazer em entrevista de recrutamento interno ajudam a entender o quanto o indivíduo é engajado com a empresa.
Se a pessoa tiver alguma resposta para esse questionamento, ótimo! Deixe que ela fale sobre os feedbacks que recebe dos colegas e quais apontamentos podem dizer algo sobre quem ela é de verdade no dia a dia da corporação.
Se o cargo for para liderança, essa pergunta pode parecer óbvia. Mas se não for, pode ser interessante para mapear o perfil de comportamento dessa pessoa.
Embora o cargo não seja para um líder, saber se ela já atuou nessa posição ou se tem esse interesse pode ser bastante útil. Afinal, uma pessoa com espírito de liderança sabe delegar funções e dificilmente será aquela perfeccionista que tenta resolver tudo sozinha, caindo na procrastinação.
Portanto, é válido fazer esse questionamento para saber mais sobre o posicionamento que a pessoa tem com relação aos próprios colegas de trabalho.
Use essas perguntas para fazer em entrevista de recrutamento interno e boa seleção para você!